• Matéria: Filosofia
  • Autor: sandrarodrigues1
  • Perguntado 8 anos atrás

TEXTO I Kant pensava que uma importante consequência do teste de universalizabilidade é que devemos tratar as pessoas como fins em si e não como meios. Kant queria dizer com isso que não devemos tratar as pessoas como meios para fins que elas racionalmente não poderiam consentir. Pensava que esse princípio proíbe a escravatura. E diria o mesmo acerca da punição de alguém por um crime que não cometeu, ainda que isso aplacasse uma perigosa multidão.

TEXTO II Os agentes morais são capazes de deliberar a respeito de seus atos e, por isso, têm deveres em relação a todos os sujeitos de uma vida, não apenas em relação aos outros agentes morais. Já os pacientes morais são definidos pela capacidade de sofrer dano: reciprocidade e reconhecimento de ações morais não são essenciais. Com isso, Regan fundamenta a responsabilidade moral de adultos em relação a crianças e adultos mentalmente enfermos, bem como em relação a animais.

A partir da leitura dos trechos, constata-se que o pensamento de Kant se contrapõe ao pensamendo de Tom Regan, uma vez que a filosofia kantiana

A rejeita qualquer pressuposto de universalidade para enunciados morais.
B retoma a formulação antiga de que a ação boa deve trazer maior felicidade.
C baseia os valores das ações em suas consequências positivas ou negativas.
D toma a moralidade como dizendo respeito unicamente a seres racionais.
E ancora os valores morais na situação histórica e cultural de uma sociedade.


sandrarodrigues1: gente alguem me ajuda nessa questao preciso urgente !!!!!!!!!!!

Respostas

respondido por: cycle
7
Kant acreditava que a liberdade moral dos indivíduos se contrapunha ao ideal impositor de determinados fatores externos ao interno, isto é, este não entendia o homem como propagador do meio nem o meio como propagador do homem, mas acreditava que estes universos morais individualizavam-se e ligavam-se à medida do passar da vida. Kant desqualificava os processos de aculturação. Por outro lado, Regan aponta indivíduos sendo responsáveis por outros indivíduos, à medida que estes segundos apontam-se como potenciais detentores de irresponsabilidade por função de pouca idade ou em decorrência de problemas mentais. 

Desta maneira, a alternativa correta corresponde a letra D, pois, Kant acredita que a moral se subjetiva apenas a seres racionais, enquanto Regan acredita que todos os seres são moralmente responsáveis por seus atos, ainda que dependentes de outros. 
Perguntas similares