A propósito da linguagem empregada no diálogo entre o governante e seu serviçal na tira, considere as seguinte afirmações.
1) Nas palavras zóio e fióte ocorre mudança semelhante à observada em teiado (telhado)e foi a (folha) comum na variante popular.
2) O termo lagartixazita tem ao mesmo tempo, os sentidos de diminutivo e de menosprezo.
3) A palavra tá é redução da forma verbal está.
4) A expressão cumé é resultado da junção de como é.
Estão corretas:
a) 1 e 2 b) 1, 2, 3 c) todas d) nenhuma delas.
me ajudem por favor.
Respostas
1) CORRETO
Nas palavras "zóio" e "fióte", houve supressão do -lh ("olho" e "filhote"). Assim como nas palavras "teiado" (telhado) e "foia" (folha).
2) CORRETO
O diminutivo de lagartixa (lagartixazita), além de tamanho reduzido, expressa desprezo do cavaleiro pelo animal. Ele esperava um dragão.
3) CORRETO
"Tá" é redução da forma verbal "está".
4) CORRETO
A expressão "cumé" foi formada a partir da junção como + é.
Alternativa C.
Todas estão corretas.
Bons estudos!
A alternativa correta é a letra C. Todas as afirmativas estão corretas. A tirinha apresenta uma linguagem fácil e divertida que normalmente faz uma critica social. Nessa em particular faz uma menção as historias que contadas várias vezes vão ganhando proporção e notoriedade.
Gênero Textual - Tirinha
O gênero tirinha é construído através da linguagem verbal e não verbal que juntas dão sentido e leveza ao tema proposto. São muito utilizada nas escolas por apresentar uma linguagem fácil, e poder trazer temas variados a serem discutidos.
Esse tipo de gênero é caracterizado por serem histórias curtas, na maioria das vezes formadas por três ou quatro quadrinhos. Normalmente fazem criticas sociais com um toque de humor. São encontradas também nos jornais e revistas.
Assim podemos concluir que as tirinhas são um tipo de gênero literário com histórias curtas , abrangendo temas variados, com humor.
Aprenda um pouco mais sobre o gênero textual tirinha aqui: brainly.com.br/tarefa/42692888
#SPJ2