• Matéria: Filosofia
  • Autor: analiviaestevaoun410
  • Perguntado 8 anos atrás

explique as influências de Pitágoras, parmênides, heráclito e sócrates sobre o pensamento de platão

Respostas

respondido por: Matheusieti
10
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 

Platão, foi responsável por influenciar grandes filósofos gregos, como  Sócrates, seu mestre, Heráclito, Parmenides e Pitágoras.

Além disso, é interessante notar que Platão foi o introdutor do método de diálogo na filosofia, e com sua obra A República fundou a filosofia política ocidental.


Deste modo, podemos observar que o filósofo, apresentou diálogos que tratam de diversos temas em praticamente todas as áreas da vida, privada ou pública, como por exemplo
 
A política,
A arte, 

A religião, 

A justiça,
A medicina,

O vício e a virtude,

O crime e o castigo,

O sofrimento e o prazer, 

A sexualidade e a natureza humana,

Assim como o amor e a sabedoria, entre outros.

Espero ter ajudado.


galdino42: A pergunta é sobre a influência de Heráclito, Parmênides, Pitágoras e Sócrates sobre o pensamento platônico, e não o contrário. Platão sequer poderia ter influenciado pessoas que morreram antes dele nascer, como Pitágoras, Heráclito e Parmênides.
galdino42: A influência de Heráclito normalmente é identificada nas obras mais maduras de Platão, em que sua concepção do que é o "mundo sensível" se aproxima do que Heráclito pensava ser o "devir", a mudança incansável e infinita das coisas, de forma que nada pode permanecer o mesmo.
galdino42: Já no caso de Parmênides, Platão escreveu até mesmo um diálogo com o nome dele, em que ele discutia assuntos semelhantes aos que preocupavam Parmênides e Zenão de Elea. A influência aqui é mais na chamada Teoria das Formas de Platão, que obedece critérios estabelecidos por esses pensadores em termos de como pensar a unidade e a ausência de mudança (estabilidade) nas coisas.
galdino42: Pitágoras também teve sua influência através de seus seguidores, alguns deles amigos de Platão. O valor que Platão dava à matemática certamente teve essa origem. Ao contrário da maioria dos grandes pensadores pré-socráticos, Pitágoras enxergava a essência das coisas como sendo algo abstrato, assim como Platão viria a pensar.
galdino42: Já Sócrates foi a influência fundamental, por ter sido seu professor, e não é por caso que é ele o personagem principal da maioria dos diálogos escritos por Platão. Sócrates parece ter influenciado mais no âmbito da ética e da moralidade, tendo sido um exemplo de vida justa e ética para Platão. Além disso, o próprio modelo de diálogo adotado por Platão parece ser uma tentativa de reproduzir as técnicas argumentativas e investigativas socráticas.
Perguntas similares