• Matéria: Português
  • Autor: Domenika8108
  • Perguntado 8 anos atrás

(UnB) Vaso grego Esta, de áureos relevos, trabalhada De divas mãos, brilhante copa, um dia, Já de aos deuses servir como cansada, Vinda do Olimpo, a um novo deus servia. Era o poeta de Teos que a suspendia Então e, ora repleta ora esvazada, A taça amiga aos dedos seus tinia Toda de roxas pétalas colmada. Depois... Mas o lavor da taça admira, Toca-a, e, do ouvido aproximando-a, às bordas Finas hás de lhe ouvir, canora e doce, Ignota voz, qual se da antiga lira Fosse a encantada música das cordas, Qual se essa a voz de Anacreonte fosse. (OLIVEIRA, Alberto de. Poesias com pletas. In: REIS. M arco Aurélio de M ello. Critica. Rio de Janeiro: Eduerj, 1978. p. 144. )A partir da leitura do soneto “Vaso grego”, transcreva no caderno a opção correta a respeito do tratamento estético conferido aos mitos antigos pela poética parnasiana.a) A recorrência a temas mitológicos atraía o leitor comum e amenizava os efeitos de distanciamento impostos a ele pelo rebuscamento da linguagem parnasiana.b) Os mitos antigos são atualizados na poesia parnasiana e recebem um significado poético novo, que promove a ruptura efetiva com o passado e a tradição mítica.c) O tratamento estético dos mitos gregos na poesia parnasiana aproxima o antigo mundo mitológico dos problemas imediatos e concretos da vida social brasileira.d) A presença de elementos da arte e da mitologia gregas no soneto apresentado está de acordo com uma máxima do Parnasianismo: a arte pela arte.

Respostas

respondido por: josameirejosa
61
Letra D. Espero ter ajudado!
respondido por: faguiarsantos
120

Olá! Espero ajudar!

O Parnasianismo constituiu-se em um movimento literário essencialmente poético que surgiu na França no século XIX que teve como característica essencial a valorização da perfeição estética, a preocupação com a forma poética, o que ficou conhecido como "a Arte pela Arte".

Para a estética Parnasiana, a poesia não deveria estar presa à realidade, tampouco deveria expor a subjetividade humana, mas sim visar a perfeição de sua forma.

As características principais do Parnasianismo são - a objetividade, em oposição a subjetividade romântica, a valorização da forma poética, o purismo e preciosismo do vocabulário, a Arte pela arte, a valorização da mitologia greco-romana.

Resposta - d) A presença de elementos da arte e da mitologia gregas no soneto apresentado está de acordo com uma máxima do Parnasianismo: a arte pela arte

Perguntas similares