1. Esse trecho apresenta João Romão e Bertoleza, personagens centrais de O cortiço. Como eles são caracterizados?Explique de que maneira a apresentação dessas duas personagens e de sua condição social indica a filiação desse romance ao Naturalismo.2. O desejo de João Romão de enriquecer determinará todas as suas atitudes ao longo do romance. De que maneira essa característica é revelada no trecho transcrito?João Romão, com a ajuda de Bertoleza, será d dono do cortiço São Romão. No final do romance, quando está de casamento marcado com a filha do vizinho rico, livra-se da companheira. Que comportamento humano, denunciado pelos romances naturalistas, é simbolizado pela atitude da personagem?
Respostas
BERTOLEZA – quitandeira, escrava cafuza que mora com João Romão, para quem ela trabalha como uma máquina.
JOÃO ROMÃO – taverneiro português, dono da pedreira e do cortiço. Representa o capitalista explorador.
Resposta:
2° O desejo de João Romão de enriquecer e subir na vida aparece em muitas atitudes:
- ele possui uma intenção obsessiva de tornar-se rico,
- economiza cada moeda
- explora a escrava fugida ,Bertoleza que o auxilia no trabalho duro e para quem ele forjou um documento de alforria.
- O sonha em ter prestígio social, como seu patrício Miranda. -ele fica noivo de Zulmira, (filha de Miranda) subindo na escala social.
- e denuncia Bertoleza como escrava .
● João Romão casa-se com Zulmira por motivos financeiros. Ele busca ascensão social através do casamento, denunciando as relações por interesse, típicas dos romances naturalistas e presente com muita frequência nas obras de Aluísio de Azevedo. O fato de mandar sua companheira embora consagra o interesse na ascensão, tratando-a como um ser humano descartável, que não lhe é mais útil.
Explicação: