• Matéria: História
  • Autor: detcho
  • Perguntado 8 anos atrás

NOVA CAVERNA REVELA SEGREDOS SOBRE MANUSCRITOS DO MAR MORTO
Na década de 1940, foram encontradas 11 cavernas na Cisjordânia que são consideradas uma das maiores descobertas arqueológicas do século XX. Isso porque, dentro delas, estavam pergaminhos que continham os trechos mais antigos já vistos da Bíblia, contemporâneos da época em que Jesus viveu. Os arqueólogos acreditam que encontraram uma 12ª caverna também.

Os Manuscritos do Mar Morto são documentos religiosos escritos por uma seita judaica, os essênios. Eles viviam perto desse mar extremamente salgado e tinham um templo e uma rotina rígida que lembrava a dos monastérios. A comunidade foi destruída pelos romanos, mas os essênios tiveram tempo de pegar suas cópias das escrituras, colocá-las em jarros e escondê-las nas cavernas. Foi só em 1947 que a primeira caverna foi encontrada, por acidente, por pastores beduínos.

Na mesma região, chamada de Qumran, uma nova escavação agora revelou mais uma caverna, descoberta exatamente 70 anos depois da primeira. O diretor da escavação, Oren Gutfeld, da Universidade Hebraica, tem certeza de que esta caverna faz parte do mesmo grupo das 11 do Mar Morto e que ela também foi utilizada pelos essênios.

A gruta estava cheia de jarros e tampas feitos especialmente para guardar escritos. O problema é que os jarros estavam todos quebrados e seu conteúdo, removido. Por enquanto, os pesquisadores só encontraram um único pedaço de pergaminho que, à primeira vista, parece estar em branco.

Disponível em: . Acesso em 06 out. 2017 (adaptado)


Lendo a notícia e tendo em vista o que se entende por documentos históricos, assinale a alternativa correta.

ALTERNATIVAS

O Positivismo foi o responsável por incentivar a interdisciplinaridade no estudo da História Antiga.


Os manuscritos do Mar Morto não podem ser considerados documentos históricos pelo seu forte caráter religioso.


Os documentos, em especial os arqueológicos, ganharam grande destaque a partir do século XX com a Escola dos Annales.


Os documentos arqueológicos sempre foram vistos como indispensáveis à ciência histórica, desde a sua consolidação, no século XIX.


Os documentos como os Manuscritos do Mar Morto, são documentos secundários, haja vista serem de origem arqueológica e não escrito.

Respostas

respondido por: marcioberloni
38
A terceira resposta é a correta
respondido por: ambientalgestor
0

A resposta correta é a alternativa "C", pois os documentos, em especial os arqueológicos, ganharam grande destaque a partir do século XX com a Escola dos Annales. A partir deste momento, a historiografia recebeu modificações metodológicas que permitiram estudos a partir de novas fontes de pesquisa, algo que tornou possível, o entendimento das interações humanas ocorridas no passado.

Escola dos Annales

A Escolas de Annales pode ser entendida como uma revolução científica sobre as formas de utilização de abordagens à respeito de novos conhecimentos que surgiam na época sobre a historiografia, tendo em vista que foram incorporados os conceitos de história-problema.

Saiba mais sobre Escola dos Annales: brainly.com.br/tarefa/23242441

#SPJ2

Perguntas similares