• Matéria: ENEM
  • Autor: pedroqueiroz71
  • Perguntado 8 anos atrás

Aspectos intertextuais em Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna

Particularmente interessado pela cultura ibérica e sendo, também, muito envolvido com a cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina, o escritor pernambucano Ariano Suassuna criou, em seu Auto da Compadecida, peça teatral de 1955, um complexo jogo de intertextualidade, que inclui a estilização do auto como estilo literário, a alusão e estilização de preceitos estéticos do romance picaresco medieval, referências a autores dramáticos de relevo universal, como o britânico William Shakespeare, e a manifestações da cultura popular brasileira, em particular a literatura de cordel.

AMORIM, E. F. UOL. Disponível em: www.literatura.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014.

A intertextualidade está presente na obra O auto da compadecida quando analisamos

a) a ligação entre as tradições europeias e a cultura brasileira.
b) a estilização do auto com um sentido literário.
c) o uso de personagens com personalidades caricaturadas.
d) o aspecto humano e seus paradoxos ligados às instituições.
e) a incorporação de elementos e histórias de cordel.

Respostas

respondido por: Kfranco23
1
A alternativa correta é:

a) a ligação entre as tradições europeias e a cultura brasileira.


O recurso da intertextualidade é constante nas obras de Ariano Suassuna, e com a obra Auto da Compadecida não foi diferente. Essa ligação entre as tradições europeias e a cultura brasileira, do mesmo modo, teve repercussão na literatura brasileira durante o movimento modernista.

O escritor português insere em sua obra alguns elementos característicos do "auto", assim denominadas as peças do período medieval, pra falar de coisas (problemas sociais) que remetem ao seu tempo, valorizando aspectos da cultura brasileira.


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