• Matéria: Filosofia
  • Autor: fatima2020
  • Perguntado 8 anos atrás

O existencialismo é uma corrente filosófica que se desenvolveu no século XX, mas, que tem raízes no pensamento do dinamarquês Soren Kierkegaard. Sobre o existencialismo, não é correto afirmar: A Segundo Soren Kierkegaard, o ser humano é um ser singular e único. Ao mesmo tempo, que era o único responsável em significar sua existência. B As duas Grandes Guerras do século, a política neocolonialista praticada nos continentes africano e asiático, o holocausto e as ameaças nucleares influenciaram fortemente o pensamento existencialista. C Enquanto nas concepções tradicionais e idealistas, a essência precede a existência e, por conseguinte, o que vamos ser já está pré-determinado, para Sartre primeiro existe o nada e somente depois existimos. D Para o existencialismo, a liberdade pressupõe o individualismo. No exercício de liberdade, cada indivíduo é responsável somente por sua existência e não pela existência dos demais seres, humanos ou não, que convivem com ele.

Respostas

respondido por: dalmoalf
15

Olá,

 

Mesmo a questão apresentando um pequeno resumo do contexto histórico e as influências do existencialismo, ela exige do leitor um conhecimento prévio acerca do assunto e ao apresentar as 4 alternativas requer apontar a que apresenta valores incorretos.

 

ALTERNATIVA A, CORRETA

Tal alternativa nos apresenta como Kierkegaard influenciou a filosofia, pois ao apresentar que o ser humano é único e é responsável por dar significado a sua existência, constrói as bases do pensamento existencialista.

 

ALTERNATIVA B, CORRETA

Constrói um panorama de eventos marcantes para a humanidade dentro do século XX e como contribuíram para a construção de uma filosofia voltada para ressignificar a existência do ser humano.

 

ALTERNATIVA C, CORRETA

Indo de frente a muitas teorias tradicionais, o existencialismo constrói a ideia de que não somos nada até que busquemos ser, não existindo verdades inatas ou absolutas.

 

ALTERNATIVA, D, INCORRETA

Mesmo mencionando a ideia de liberdade, o alternativa apresenta um caráter individualista nunca defendido por nenhum existencialista.
Perguntas similares