• Matéria: Pedagogia
  • Autor: mayacante11
  • Perguntado 8 anos atrás

Na aula da disciplina de Matemática, a professora Joana colocou no quadro algumas questões referente ao conteúdo trabalhado. Esta atividade tinha o objetivo de questionar os alunos observando se realmente aprenderam o que a professora havia planejado para aquela aula. Ao perguntar para o aluno João sobre pesos e medidas o mesmo passou a informação errada e todos os colegas da sala riram dele inclusive a professora. Situações como esta são comuns nos ambientes escolares. Diante disso, avalie a atitude da professora: é correto o que aconteceu durante a aula? É um ponto positivo para a aprendizagem de João? Você, como profissional da educação, como agiria diante de um fato como este? Comente entre 10 e 15 linhas.

Respostas

respondido por: janiele32
3
Bom a atitude da professora não foi legal,ela no lugar de rir do aluno,deveria sxplicar o conteúdo pro aluno mas uma vez até aprender...o meu caso e que eu sou muito timida,eu tenho muita vergonha,de ler algo em sela de aula,ou até falar com alguém pra faser amizade,na primeira vez que eu li uma fraze na sala de aula,me tremi mas doque vara verde,mas ainda tenho essa vergonha,i pra fazer amizade,pra mim ea coisa mais difícil pra mim,até hoje não fiz nenhum amigo(a),so fiz um i foi nesse aplicativo,algum dia minha vergonha vai embora,i vou responder tidas as perguntas da professora,i vou faser varios amigos.no caso da professora se você pasar vergonha,não ligue se rirem de você,seja feliz do seu jeito.

francielimatos: Não foi correta a atitude da professora Joana perante o erro de João, pois ela agiu com o senso comum, não tomando uma postura de mediadora do conhecimento e ensino aprendizagem. Infelizmente é muito comum ver o erro com estereótipo de fracasso ou falta de enquadramento. Neste caso, João foi prejudicado em seu processo de Ensino Aprendizagem, porque sua professora não soube aproveitar a situação para ensinar.
francielimatos: Em contrapartida a Professora Joana deveria compreender que o erro faz parte na construção do conhecimento e deveria ser algo estimulante e desafiador e não uma impossibilidade de aprender, rir é mais fácil que enfrentá-lo.
francielimatos: Buscaria conhecer a fonte do erro (se foi de ordem estrutural, falha de hipótese, esquecimento, erro de raciocínio ou uso das regras, entre outros) para usá-lo como ferramenta para avaliar minha práxis, visando adequá-la a necessidade real da compreensão dos docentes. Usando essas informações buscaria planejar minhas ações pedagógicas partindo do interesse dos mesmos e adaptando o ensino a sua realidade.
Perguntas similares