• Matéria: Geografia
  • Autor: bofetense
  • Perguntado 8 anos atrás

O crescimento populacional principalmente nos grandes centros urbanos e a degradação da qualidade dos mananciais, devido ao lançamento de esgotos domésticos e efluentes industriais em tratamento prévio, são dois fatores que comprometem a qualidade da água que é captada para tratamento nas Estações de Tratamento de Água (ETA) para o abastecimento público. Novas técnicas são necessárias para potencializar o tratamento nas ETAs para continuar a produzir água potável. Vêm sendo testadas novas técnicas, como o caso do processo de filtração e separação por membranas, que removem os compostos orgânicos, como os hormônios presentes em muitos alimentos e que são eliminados pelo organismo humano através da urina. (Adaptado de MIERZWA, 2017. Disponível em Dados/Downloads/Aula%201_Conceitos.pdf).
Assinale a alternativa que analisa corretamente o texto acima.
Escolha uma:
a. As técnicas de tratamento precisam melhorar, porque a população vem aumentando continuamente, mas o uso das membranas não é necessário porque no Brasil temos abundância de água, inclusive nos grandes centros urbanos.
b. A contínua contaminação dos reservatórios de água por esgoto doméstico e efluentes industriais compromete a qualidade da água produzida pelas estações de tratamento tradicionais, exigindo novas técnicas como o uso das membranas.
c. As águas são abundantes no planeta e o seu uso para o abastecimento público pode ser feito pelo degelo dos iceberg, como os provenientes da Antártica que passam pela costa do Brasil, aumentando ainda mais a quantidade de água para consumo humano.
d. As águas contaminadas são captadas e tratadas para abastecer a população, sem qualquer custo ou necessidade de novas técnicas, porque a população já desenvolveu uma adaptação fisiológica de tratamento individual da água consumida.

Respostas

respondido por: joaobarbosa7461
6
 É a opção (B) , acabei de fazer.
Perguntas similares