Respostas
A Teoria Estruturalista, assim como a Teoria da Burocracia, faz parte também da abordagem estruturalista. O enfoque da teoria estruturalista é na estrutura e ambiente, assim, de acordo com Chiavenato (2003), essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação as anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
De acordo com Chiavenato (2003), esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias, como, a de Etzione (1980), na qual ele se baseia no conceito de obediência, e a de Blau e Scott (1970), que se baseia no conceito de beneficiário principal.
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Há tendências para o aparecimento de diferentes relações de autoridade em diferentes estruturas sociais, mediante respostas das interligações existentes entre administrador e funcionários. A estrutura das relações sociais servem para organizar a conduta humana dentro dessa coletividade e surge na organização formal, organizações informais que se identificam com o mesmo objetivo comum, como no caso das insatisfações. A estrutura organizacional depende muito do ambiente que as envolve e as rodeia. Para uma organização ser bem sucedida é necessário que haja, sobretudo, boa relação entre patrão e funcionários. Tendo essa interligação de conexão de interesses e confiança, busca-se a valorização do funcionário por meio de recompensas materiais. Porém, as normas e diretrizes para efetuar tais recompensas precisam ser claras e objetivas, e servir como estímulo positivo dentro da organização com seus colegas de trabalho e externamente para a imagem da empresa. Essa recompensa, trazendo um valor negativo para a empresa e o funcionário, só aumentará este conflito.
Explicação: