Milhares de pessoas estavam morrendo de varíola humana no final do século XVIII. Em 1796, o médico Edward Jenner (1749 - 1823) inoculou em um menino de 8 anos o pus extraído da varíola bovina, que causa uma doença branda em humanos. O garoto contraiu uma infecção benigna e, dez dias depois, estava recuperado. Meses depois, Jenner inoculou, no mesmo menino, o pus varioloso humano, que causava muitas mortes. O menino não adoeceu. Considerando o resultado do experimento, qual a contribuição desse médico para a saúde humana?
Respostas
Depois desse experimento, Edward Jenner ficou conhecido por ter criado a vacina. As vacinas contêm antígenos inativados ou atenuados, que atuam estimulando o corpo a produzir uma resposta imune específica, de acordo com o agente invasor. São microorganismos ( vírus ou bactérias) “bem fraquinhos” que não causam a doença, mas têm o poder de criar uma memória imunológica no nosso corpo, de maneira que quando formos expostos a um microorganismo ativo, o organismo “saiba o que fazer.”
A vacina não serve como tratamento, mas sim como prevenção contra doenças infectocontagiosas.
Espero ter ajudado!
As alternativas são:
- A) A prevenção de diversas doenças infectocontagiosas em todo o mundo.
- B) A compreensão de que o vírus podem se multiplicar em matéria orgânica.
- C) O tratamento para muitas enfermidades que acometem milhões de pessoas.
- D) O estabelecimento da ética na utilização de crianças em modelos experimentais.
- E) A explicação de que alguns vírus de animais podem ser transmitidos para os humanos.
A alternativa correta é a:
A) A prevenção de diversas doenças infectocontagiosas em todo o mundo.
O menino em questão desenvolvimento imunidade ao patógeno que foi exposto, esse mesmo principio é empregado no desenvolvimento de todos os tipos de vacinas que existem no mundo.
O desenvolvimento de memoria imunológica ocorre quando o organismo é exposto ao patógeno e os linfócitos B do corpo conseguem identificar o patógeno e criar anticorpos para defender o organismo.
Esses anticorpos são duradouros e alguns linfócitos B se mantem vivos durante décadas no organismo, "vigiando" o momento em que o patógeno irá tentar re-infectar o organismo, dessa forma a resposta será bem mais rápida.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/16390198
b-A compreensão de que o vírus podem se multiplicar em matéria orgânica.
c-O tratamento para muitas enfermidades que acometem milhões de pessoas.
d-O estabelecimento da ética na utilização de crianças em modelos experimentais.
e-A explicação de que alguns vírus de animais podem ser transmitidos para os humanos.