• Matéria: História
  • Autor: Avylla10
  • Perguntado 9 anos atrás

importancia da atividade dos mascates no Brasil do começo do seculo xx

Respostas

respondido por: BrunoAMS
37
A Guerra dos Mascastes ocorreu no Recife em Pernambuco, entre 1710 e 1711. Teve como causa principal a crise no comércio de açúcar, o intenso sistema de colonização da Coroa e a disputa entre Olinda e Recife pelo poder econômico e político

Antes de 1630, com a chegada dos Holandeses e dominação de Olinda e Recife, Recife não tinha sua importância econômica enquanto que Olinda era o centro ativo do comércio urbano.

Quando os Holandeses foram expulsos Recife começou a se destacar, principalmente, pelo sua localização geográfica favorável e seu porto, que lhe permitia receber embarcações portuguesas.

Os senhores de engenho de Olinda começaram a sentir essa mudança e ficaram irritados com o rumo que o comércio estava tomando. Enquanto isso Recife buscava sua independência comercial junto aos mascastes, comerciantes portugueses, e em 1709 consegui evoluir de povoado para vila, tendo agora sua própria câmara.

Este fato irritou os senhores de engenho de Olinda, que fizeram uma investida contra Recife. Depois de um intenso conflito, sobre intervenção do governo português, a Guerra viu seu fim em 1711 com a nomeação de um novo governanteFélix José Machado. Mais tarde Recife se tornou a sede administrativa de Pernambuco. 

A Guerra dos Mascates foi essencial para a expansão do comércio em Pernambuco, que antes encontrava-se centralizada na mão dos Senhores de Engenho de Olinda e que, após a Guerra dos Mascastes, se expandiu proporcionando o intenso desenvolvimento de Pernambuco.

 





Perguntas similares