• Matéria: História
  • Autor: aishamartins6916
  • Perguntado 8 anos atrás

Quando e de que forma ocorreu a derrota defensiva de Napoleão?

Respostas

respondido por: cassiomarley201
0

A epopeia napoleônica de duas décadas termina em 18 de junho de 1815 em Waterloo, alguns quilômetros ao sul de Bruxelas, então parte integrante do Reino Unido dos Países Baixos.

Onze meses depois de sua partida para o exílio na ilha de Elba, onde desempenhara o papel de um rei de opereta, Napoleão Bonaparte retoma, em 20 de março de 1815, seu palácio nas Tulherias em Paris.

De volta ao poder, o imperador reúne às pressas 128 mil veteranos, ou seja, cerca da metade de todo o exército francês. Resolve atacar os ingleses e os prussianos na Bélgica, antes que fossem reforçados por tropas austríacas e russas.

Napoleão penetra na Bélgica à frente de suas tropas em 15 de junho e atravessa o rio Sambre e a região de Charleroi, tendo em vista se posicionar entre os dois exércitos inimigos. Contra os prussianos do marechal-de-campo Blücher, envia seu flanco direito comandado pelo general Grouchy. Contra os ingleses do Duque de Wellington, envia sua ala esquerda comandada pelo marechal Ney. Ele mesmo se coloca em prontidão para prestar socorro as suas duas alas.

Os prussianos são derrotados em 16 de junho em Ligny, localizada entre Charleroi e Namur. Os germânicos se retiram ordenadamente. Napoleão determina que Grouchy os persiga com 33 mil homens a fim de impedir sua junção com os ingleses.

No dia seguinte, os ingleses se retiram em direção ao norte e se aferram solidamente sobre o planalto de Mont-Saint-Jean, ao sul do vilarejo de Waterloo.

Enfim chega o confronto fatal. O solo encontrava-se encharcado devido a uma violenta tempestade na véspera e a artilharia francesa mal podia se deslocar. O ataque teve de ser adiado até o final da manhã.
Perguntas similares