Respostas
respondido por:
8
A principal discussão de Santo Agostinho sobre o ceticismo da Nova Academia platônica se deu em um diálogo chamado "Contra Academicos". Essa discussão girava em torno da possibilidade ou impossibilidade de haver verdades. Agostinho se opunha a essa impossibilidade defendida pelos céticos em questão.
Inicialmente, Agostinho responde às dúvidas colocadas quanto aos sentidos: ele acreditava que o ato de percepção era algo que não gerava dúvidas, no sentido de que não é possível se enganar sobre algo estar sendo percebido pelos sentidos. Só poderia haver enganos sobre o conteúdo das percepções, mas não sobre a existência delas. Em outras palavras, você pode duvidar de que está vendo uma árvore em sua frente, mas não pode duvidar da existência de sua percepção.
Outro tipo de verdade que Agostinho pensava existir, era a verdade lógica. Essas verdades seriam provenientes de princípios lógicos auto-evidentes (como o princípio de não-contradição) e incontestáveis, tendo um caráter abstrato, pois seriam obtidas usando puramente o raciocínio.
Com isso, Agostinho julgava já ter o suficiente para refutar a posição cética da Nova Academia, pois não seria o caso de que a verdade é inteiramente inacessível ao homem ou algo impossível de existir. Livrando o caminho filosófico desse tipo de dúvida cética, Agostinho pode prosseguir na sua tentativa de construir uma cristã que envolvesse verdades sobre Deus.
Inicialmente, Agostinho responde às dúvidas colocadas quanto aos sentidos: ele acreditava que o ato de percepção era algo que não gerava dúvidas, no sentido de que não é possível se enganar sobre algo estar sendo percebido pelos sentidos. Só poderia haver enganos sobre o conteúdo das percepções, mas não sobre a existência delas. Em outras palavras, você pode duvidar de que está vendo uma árvore em sua frente, mas não pode duvidar da existência de sua percepção.
Outro tipo de verdade que Agostinho pensava existir, era a verdade lógica. Essas verdades seriam provenientes de princípios lógicos auto-evidentes (como o princípio de não-contradição) e incontestáveis, tendo um caráter abstrato, pois seriam obtidas usando puramente o raciocínio.
Com isso, Agostinho julgava já ter o suficiente para refutar a posição cética da Nova Academia, pois não seria o caso de que a verdade é inteiramente inacessível ao homem ou algo impossível de existir. Livrando o caminho filosófico desse tipo de dúvida cética, Agostinho pode prosseguir na sua tentativa de construir uma cristã que envolvesse verdades sobre Deus.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás