Respostas
A Era Vargas (1930 - 1945)
Introdução a Era Vargas...
Chamamos de Era Vargas o período de 15 anos em que Getúlio Vargas governou o Brasil.
Getúlio Dornelles Vargas foi o grande responsável pelo desenvolvimento do Brasil -- de um país agrário para um país industrial.
Vargas assumiu o governo provisório com o apoio das Forças Armadas e do povo e passou a governar por decreto-lei, assumindo, por isso, os poderes Executivo e Legislativo. Enviou interventores para alguns estados para ocupar o lugar dos governadores.
Em 1934, foi promulgada uma nova Constituição que incluía:
- Voto secreto (exigência antiga para diminuir as fraudes nas eleições).
- O direito da mulher ao voto.
- Os direitos dos trabalhadores: jornada de trabalho de 8 horas, descanso semanal remunerado, férias, licença-maternidade, multa por demissão sem justa causa, proibição ao trabalho de menores de 14 anos.
- A criação da previdência pública.
Curiosidade!
Pelo seu apoio, ao mesmo tempo, aos empresários e aos trabalhadores, Vargas era chamado de "mãe dos ricos e pai dos pobres".
O começo da turbulência
Apesar das várias mudanças que passaram a vigorar no País a partir da Constituição de 1934, a população enfrentava vários problemas como o desemprego, baixos salários, etc.
Em 1937, querendo permanecer no poder, pois as eleições presidenciais se aproximavam, Getúlio Vargas anunciou o Estado Novo, implantando e comandando a ditadura no País, sob a desculpa de existência de um plano comunista para a tomada do poder. A Constituição de 1934 foi substituída por uma nova, outorgada por ele.
Durante o período de Estado Novo, não havia liberdade no País, os meios de comunicação eram censurados e as pessoas que se opunham ao governo eram presas.
Vargas investiu em obras de infraestrutura: construção da Hidrelétrica do Vale do São Francisco, criação da Companhia Vale do Rio Doce, responsável pela exploração de ferro, e da Companhia Siderúrgica Nacional, responsável pela transformação de ferro em aço.
Criou a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), o salário minimo e a semana de trabalho com 48 horas.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Vargas tentou manter uma posição de neutralidade e, na verdade, até simpatizava com as ideias da Alemanha, Itália e Japão, que representavam o eixo. Entretanto, quando a Alemanha afundou navios mercantes brasileiros, ele teve de tomar posição. Foi quando enviou soldados para combater na Europa ao lado dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da União Soviética, forças aliadas que enfrentavam o eixo. A guerra fez com que o Estado Novo fosse uma contradição: os soldados brasileiros lutavam contra a ditadura fascista e, em seu país, mantinha-se a ditadura getulista, inspirada no fascismo.
Vargas in ternamente enfrentava a oposição de muitos jornalistas, intelectuais, autônomos e o próprio exército . Todos estavam insatisfeitos com o governo porque perceberam a contradição da posição de Vargas. A guerra também prejudicou as indústrias nacionais, já que a reposição de peças e materiais para as máquinas ficou difícil.
Tudo isso levou a sociedade a exigir a volta da democracia. Vargas tentou permanecer no cargo o máximo que pôde, mas os militares invadiram o Palácio do Catete, sede do governo e forçaram-no a renunciar. Com a renúncia de Vargas, o Marechal Eurico Gaspar Dutra assumiu a presidência.
Espero ter ajudado!
Avalie, compartilhe, comente e apoie!
Deu trabalho, mas para me deixar feliz, caso tenha te ajudado, clique no botão "Obrigado(a)!", isso me deixa bem alegre mesmo!
Caso você esteja muito satisfeito, avalie a sequência de 5 estrelas (aquelas cinzas), mas sabia que existe uma "mágica" para colori-las? Clique na quinta estrela cinza para pintá-la de amarelo, é muito legal!
Vargas volta ao poder (1950 - 1954)
Será este o começo de algo que não pode ser parado?