• Matéria: Pedagogia
  • Autor: sa44
  • Perguntado 8 anos atrás

 fragmento abaixo retrata o pensamento de Jean-Paul Sartre a respeito da liberdade. Leia-o e em seguida disserte: estar “sem amparo” quando da escolha, explicita a característica fundamental da moral existencialista? Justifique.O homem está condenado a ser livre, precisa assumir as próprias escolhas para ser responsável pela sua história.  Ele tem de tomar decisões relativamente ao rumo de sua existência e, por isso, se angustia. E está sem amparo para essa escolha, cada indivíduo é responsável pela sua existência, ou seja, responde pelo sucesso ou fracasso de suas ações. Por mais que conviva com seus semelhantes, as suas decisões devem ser individuais e esse é o caminho para atingir a liberdade. O indivíduo é livre pela possibilidade de utilizar a razão, o que implica a possibilidade de escolha na construção da própria existência.(CHALITA, Gabriel. Vivendo a filosofia. 2. ed. São Paulo: Atual, 2004, p.362)

Respostas

respondido por: fabiblk49
0
Em busca da verdade e respostas para indagações, somos livres em nossas escolhas e a  liberdade é incondicional. Com isso cada escolha e responsabilidade pessoal, não tendo apoio ou suporte responsabilizar o outro por nossas escolhas.
 Somos livres em nossas buscas e isso nos angústia por tomar decisões que mude nossa vida no qual somos únicos responsáveis por nossa própria natureza.
Perguntas similares