Na atualidade o diagnóstico de Transtorno Desafiante de Oposição tem apresentado um aumento significativo. Os sintomas desse transtorno são humor raivoso/irritável, comportamento questionador/desafiante e, em alguns casos, índole vingativa. Com exceção do comportamento malvado e vingativo, tem que ter muito cuidado em avaliar o que se entende dos outros sintomas. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I – Diagnosticar crianças com Transtorno Desafiante de Oposição requer conhecimento adequado do desenvolvimento normal da criança para se ter parâmetros de análise. PORQUE II – Os sintomas indicados como patológicos, quando expressos de forma isolada e esporádica são compatíveis com condutas da idade, gênero e cultura da criança. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:
Respostas
Resposta:
As asserções I e II são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I
Página 200 unidade IV
Explicação:
...o Transtorno de Oposição Desafiante é uma patologia que precisa ser diagnosticada com muito cuidado, pois condutas isoladas envolvendo os critérios de diagnóstico são comuns na infância.
...Para se configurar em um quadro desse transtorno, é necessário que se apresente ao menos 4 dos sintomas descritos a seguir, sendo persistentes e não compatíveis ao considerado normal para a idade, gênero e cultura do avaliando. Lembrando que, no caso de crianças com menos de 5 anos, esse padrão comportamental deve ocorrer na maioria dos dias por um período mínimo de seis meses - exceto as condutas do item A8; e em crianças com mais de 5 anos, esses comportamentos devem estar presentes ao menos uma vez por semana no período de seis meses.
Porque se a criança apresenta os sintomas considerados patológicos de forma esporádica e isolada, é considerado normal da idade.