• Matéria: Química
  • Autor: antunesjuh4426
  • Perguntado 8 anos atrás

O gráfico a seguir apresenta a solubilidade em água, a 25°C, de álcoois primários de cadeia linear, contendo apenas um grupo ─ OH no extremo da cadeia não ramificada. Metanol, etanol e 1-propanol são solúveis em água em quaisquer proporções.

a) Analise o gráfico e explique a tendência observada. Um químico recebeu 50 mL de uma solução de 1-do -decanol (C12H25OH) em etanol. A essa solução, adicionou 450 mL de água, agitou a mistura e a deixou em repouso por alguns minutos. Esse experimento foi realizado a 15°C.
b) Descreva o que o químico observou ao final da sequência de operações do experimento.

Dados:
• 1-dodecanol é insolúvel em soluções diluídas de etanol em água ( 10% em volume).
• ponto de fusão do 1-dodecanol = 24°C.
• a densidade do 1-dodecanol é menor do que a de soluções diluídas de etanol em água.

Anexos:

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
17
a) Se a cadeia do álcool primário for maior, menor será a sua capacidade de se dissolver em água, porque a cadeia hidrocarbônica apolar prevalece. Podemos perceber esta tendência a partir de quatro átomos de carbono na cadeia.


b) Quando acrescentamos água, produzimos uma substância dissolvida de etanol em água, mas, contudo, o 1-dodecanol não é solúvel nessa solução.

Neste caso, o químico irá se deparar com um sistema bifásico, em que o 1-dodecanol se apresenta no estado sólido, uma vez que a temperatura de fusão está acima de 15°C; e flutuará na superfície da mistura líquida de etanol e água, já que a sua densidade é inferior a da solução.
Perguntas similares