• Matéria: ENEM
  • Autor: Luzis20
  • Perguntado 8 anos atrás

Alguem pode corrigir a minha redacao tema obesidade ; Vivemos a "Era Fast", onde tudo tem que ser rápido e não diferente disso, nossas vidas devem se adequar a essas constantes mudanças que não só rodeiam, mas sim nos bombardeiam a cada dia. Para se ter uma ideia basta irmos a uma banca de revistas e o que se vê são mulheres com corpos esculturais divulgando alimentos termogênicos, exercícios potencializadores, onde se parece muito simples e fácil perder aqueles quilinhos indesejáveis. Mas a realidade é bem mais complicada que seguir uma miraculosa dieta da última moda pois a cada ano essa pandemia aumenta, a Organização Mundial da Saúde publicou em 2014 um dado alarmante onde 54% dos brasileiros está acima do peso ou seja mais que a metade da população, sendo que 20% já são considerados obesos. O problema da obesidade vai muito mais além do que conquistar corpos esteticamente perfeitos, mas sim nos perigos que são muitas das vezes silenciosos e ocultos tais como diabetes, hipertensão, depressão, problemas de autoestima, etc.
E para se entender o porquê da formação desse catastrófico cenário global do qual o nosso país faz parte é preciso observar o estilo de vida que desde a Revolução Industrial no Brasil vem se modificando, a partir da década de 30 a população saiu do campo se fixando nas cidades e futuramente o papel da mulher que tinha a responsabilidade de organizar e preparar as refeições sofreu uma grande transformação, deixando o lar para ingressar no mercado de trabalho tais mudanças geraram o aumento do capital de classes mais carentes as refeições mais saudáveis como arroz e feijão que sempre foram econômicas saíram do primeiro plano para dar lugar a restaurantes de comida rápida e abundante ou mais comum entre os jovens estudantes os itens industrializados se tornaram famosos, lanches altamente calóricos, com muito sódio e açúcar mas por conseguinte de fácil e rápido preparo. Outro fator que fortaleceu o sobrepeso foi o sedentarismo, isso fica muito claro quando antes o sonho de uma criança era ganhar uma bicicleta hoje é um tablet.
Mas como reverter práticas culturais tão enraizadas e prazerosas como comer e relaxar que geram tanto prazer em um mundo estressante e árduo. É necessário um conjunto de medidas tais como o Legislativo criar leis que obrigam empresas a rotularem de forma mais clara seus produtos, sem pegadinhas a população leiga, ações de órgãos municipais como construção de ciclovias e parques, tornando viável e seguro a ida ao trabalho, ações em conjunto com a rede de saúde com psicólogos e nutricionistas direcionando o cidadão que bem informado fará escolhas não somente que lhe proporcionem prazer ou eficiência mas que lhe tragam saúde e inúmeros benefícios para toda a vida.
Por fim emagrecer é muito mais do que fazer o ponteiro da balança baixar é uma mudança de atitude, uma escolha pela vida, onde todos os envolvidos devem entender que esta batalha não tem fim mas é preciso lutar como Martin Luther King “Toda Hora é Hora de fazer o que é certo”

Respostas

respondido por: Shigueto
7
Só vi poucas coisas para mudar, visto que o resto está muito bom. Evite o queismo, uso excessivo do "que", flexione mais os verbos, não deixe muitos gerúndios e, por fim, não ponha "etc", coloque outra palavra como "entre outros". Como disse anteriormente, o texto está muito bom
Perguntas similares