Respostas
Resposta:
A sociedade cartaginesa era muito estratificada. O essencial do poder económico, político e religioso era detido por uma aristocracia originária de Tiro. O resto da população distribuía-se em proporções desconhecidas em artesãos, comerciantes e um proletariado heterogéneo composto de escravos e de populações nativas ou púnicas. O lugar da mulher ainda é tema de debate.A aristocracia cartaginesa era caracterizada pela sua origem em Tiro (fenícia), sendo a sua fortuna ligada às funções de armadores, proprietários rurais e a funções ligadas ao poder político e judiciário. Tinham um modo de vida luxuoso e viviam no cabo Bon ou no bairro de Mégara.
Era no seio desta aristocracia que se deviam recrutar os sacerdotes, formavam uma classe muito organizada mas que não desempenhavam qualquer papel político. O sacerdócio podia ser igualmente exercido pelas mulheres. Os seus trajes são conhecidos graças à "estela do sacerdote com a criança" encontrada no tofete, na qual a personagem identificada como o celebrante enverga uma túnica de linho e uma touca peculiar que coroa a cabeça rapada.
As classes mais baixas são mal conhecidas, mas supõe-se que eram formadas por homens livres e escravos que podiam pertencer a uma pessoa ou ao estado. Além disso, encontravam-se nas cidades cartaginesas um alguns estrangeiros originários da bacia mediterrânica.
Da Wikipedia.