1)
Em 1897, esse ex-militar carioca é enviado, pelo jornal O Estado de São Paulo, como correspondente de guerra, para cobrir a Guerra de Canudos. Durante quatro anos, ele escreveria um documento a respeito do conflito. A obra Os Sertões só viria a público em 1902, como resultado de uma compreensão do movimento de base popular instaurado no interior do estado da Bahia, que teve em Antônio Conselheiro uma espécie de mentor religioso. Embora esse autor tenha escrito outras obras, foi com Os Sertões que ganhou destaque na literatura.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor indicado no texto base:
Alternativas:
a)
Graça Aranha
b)
Manuel Bandeira
c)
Euclides da Cunha
d)
Tarsila do Amaral
e)
Monteiro Lobato
2)
Os autores do início do século XX, no Brasil, apresentam uma mescla de conservadorismo e inovação. Nesse sentido, o termo Pré-modernismo, criado pelo crítico Alceu de Amoroso Lima, cujo pseudônimo era Tristão de Ataíde, designa, portanto, manifestações literárias de caráter nacionalista, ainda que com perspectivas bastante diferentes.
Assinale a alternativa que indica corretamente um importante autor do Pré-modernismo:
Alternativas:
a)
Machado de Assis
b)
Olavo Bilac
c)
Euclides da Cunha
d)
Graciliano Ramos
e)
Rachel de Queiroz
3)
A prática jornalística também viria a contribuir para a fluência na linguagem e pelo incisivo tom de denúncia social que deram aos textos desse autor o caráter de originalidade. Depois de inúmeras passagens pelo hospital de alienados mentais em razão do alcoolismo, esse autor sai de cena. Em 1922, ano da realização da Semana de Arte Moderna, morreu vítima de um colapso cardíaco. No entanto, deixou-nos uma vasta produção literária, onde subjaz o cronista imbuído da função de retratar a vida dos marginalizados e dos oprimidos sociais, sobretudo, da periferia da capital do país.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor do Pré-modernismo mencionado no texto base:
Alternativas:
a)
Augusto dos Anjos
b)
Olavo Bilac
c)
Lima Barreto
d)
Graciliano Ramos
e)
Cecília Meireles
4)
A exposição da pintora paulistana Anita Malfatti, em 1917, foi o estopim do modernismo no Brasil. Passado um tempo na escola de Belas-Artes de Berlim, Anita retorna ao país trazendo as inovações do movimento expressionista. A exposição mostrava suas obras mais audaciosas e foi bem recebida por alguns artistas e críticos. Todavia, a artista sofreu um forte abalo depois da publicação do artigo "Paranoia ou Mistificação?", no jornal O Estado de São Paulo, em 20 de dezembro de 1917.
Assinale a alternativa que indica corretamente o autor do artigo "Paranoia ou Mistificação?", considerado um dos importantes escritores do Pré-modernismo:
Alternativas:
a)
Mário de Andrade
b)
Manuel Bandeira
c)
Euclides da Cunha
d)
Monteiro Lobato
e)
Tarsila do Amaral
5)
___________ acreditava numa ideia de cultura baseada numa proposta antropofágica, isto é, extrair os elementos da cultura europeia, sobretudo, dos programas estéticos de vanguarda, consumi-los e aproveitá-los de acordo com as coordenadas estéticas da cor local. Isso significava a aplicação desses novos processos à identidade nacional. Aliás, esse desejo de buscar uma identidade brasileira e autóctone caracterizaria esteticamente o movimento modernista.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna:
Alternativas:
a)
Mário de Andrade
b)
Carlos Drummond de Andrade
c)
Antônio Alcântara Machado
d)
Oswald de Andrade
e)
Manuel Bandeira
Respostas
respondido por:
16
C C C D D
ESTA É A RESPOSTA CERTA
ESTA É A RESPOSTA CERTA
juceliazanonow4mps:
Muito obrigado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás