O Estado tem por finalidade a consecução do bem comum, mas para isso deve procurar fazer a manutenção de sua ordem jurídica para que o ordenamento jurídico possa ser efetivamente aplicado. Se a finalidade do direito é buscar a justiça, assinale a alternativa cujas características não correspondem à ideia de justiça:Escolha uma:a. Podem até existir graus de injustiças, mas não há uma medição de intensidade da justiça.b. A ideia e o sentimento do que é justo são rigorosamente a mesma coisa.c. As exigências para o bem comum não podem ser deixadas ao livre arbítrio de cada um, mas devem ser exigidas por lei, constituindo uma obrigação estrita.d. O bem comum não é uma simples soma de vantagens e benefícios oferecidos aos cidadãos, assim como não se confunde com o desenvolvimento do Estado.e. A justiça não é coercível. É autônoma e corresponde a uma norma moral, e não a uma norma jurídica.
Respostas
respondido por:
4
No que diz respeito aos ideias de direito e justiça, temos que a resposta certa é a: b. A ideia e o sentimento do que é justo são rigorosamente a mesma coisa.
Isso porque as deias de direito e justiça sempre estiveram de alguma forma interligadas.
Nas civilizações antigas temos a presença de direito como algo que leva a justiça, sendo essa considerada um virtude.
Assim, toda lei feita pelo estado deveria ser justa. Tal fator começa a se modificar tendo em vista a mudança do eixo do direito natural na idade média.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás