Outra contribuição importante de Hannah Arendt está na ideia segundo a qual, no século XX, vivemos uma banalização do mal, tornando perversos não apenas os grandes vilões, como Hitler, mas também o cidadão comum, que nada faz para impedir o mal. Considerando a banalização do mal tão presente no cotidiano, sobretudo nos grandes centros urbanos, elabore uma redação, em folha avulso, comentando um ou dois exemplos dessa banalização.
Respostas
respondido por:
27
O tema da banalidade do mal aparece nas análises teóricas e existenciais da pensadora Hannah Arendt. Para a filósofa, o totalitarismo pode promover e instaurar tanto a banalização do mal – a violência generalizada, a difusão e disseminação do terror –, quanto o mal radical, a face mais perversa, cruel, sádica da violência e do sofrimento. Hannah Arendt, com o conceito banalidade do mal, procura traduzir e expressar uma situação na qual a crueldade e violência assumem e tomam o cotidiano da existência. A banalidade do mal se torna realidade quando a perversidade passa a se constituir como algo comum e costumeiro, que deixa de causar estranhamento. A violência passa a fazer parte do cotidiano de maneira tão intensa que não produz espanto algum. O mal se torna banal quando os homens passam a agir sem raciocinar, perdendo o horizonte das consequências e do significado das ações de violência extrema.
respondido por:
2
A autora traçou um paralelo sobre a construção da economia, exigindo uma compreensão racional, sobre a necessidade de criar um equilíbrio entre a fragilização emocional e as condições econômicas caóticas, que muita das vezes resultam no sofrimento,e na pobreza, concentrando ódio personalizado nos indivíduos da esfera financeiramente mais pobres.
Além disso, Hannah Arendt também dialoga sobre a desumanização do objeto de violência onde a tortura só reproduz os valores herdados ou apreendidos pela classe opressora.
Mais sobre o tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21691466
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás