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Pessimismo (dúvida ou incerteza): Essa característica baseia-se mais naquela visão de que o homem veio do pó e que ele retornará para o pó na morte. A morte se tornou uma preocupação constante (como na Idade Média e Romantismo) entre a incerteza da vida, sempre vivendo com medo e com dúvidas.
• Religiosidade: a religiosidade foi uma época onde ocorreram grandes conflitos espirituais, onde a religiosidade barroca era bastante conflituosa e tensa. A crença religiosa pelo papel vigoroso da Igreja Católica Contra-Reformista estabelece uma visão do homem, como sendo um grande pecador. Com isso o homem barroco racionalizou a fé, fazendo valer alguns argumentos racionais em busca da salvação, controlando as metáforas bíblicas em busca do perdão divino os dogmas religiosos, através do controle de recursos da lógica.
• Particularismo: o particularismo é diferente da Arte Clássica que é universal em suas projeções e uniforme em seus traços, ele somente valoriza o que é nacional. Por isso no Barroco existem duas linhas:
A) Que deriva do catolicismo contra-reformista reflete na inquisição do terror religioso e Político.
B) A que reflete o triunfo do protestantismo reformista e a emergência de uma buguersia capitalista bem articulada e forte, como aconteceu na Inglaterra e na Holanda.
• Feísmo: dentro dessa característica, pode-se dizer que o equilíbrio clássico foi rompido, e ao mesmo tempo se opondo à simetria, harmonia, elegância dos clássicos. O barroco tem preferência pelos aspectos sangrentos, dolorosos e cruéis, ou seja, ocorre uma atração pelo belo horrendo, ou seja, pelo espetáculo clássico, acabando com as imagens por causa do exagero.
• Fusionismo: todos os artistas barrocos expõem os contrários, querendo assim incluí-los no meio de analogias sensoriais, de imagens, de metáforas, que mostram a unidade, a identidade, se valendo do jogo do jogo de oposições e contrastes.
Espero ter ajudado
Um Abraço
• Religiosidade: a religiosidade foi uma época onde ocorreram grandes conflitos espirituais, onde a religiosidade barroca era bastante conflituosa e tensa. A crença religiosa pelo papel vigoroso da Igreja Católica Contra-Reformista estabelece uma visão do homem, como sendo um grande pecador. Com isso o homem barroco racionalizou a fé, fazendo valer alguns argumentos racionais em busca da salvação, controlando as metáforas bíblicas em busca do perdão divino os dogmas religiosos, através do controle de recursos da lógica.
• Particularismo: o particularismo é diferente da Arte Clássica que é universal em suas projeções e uniforme em seus traços, ele somente valoriza o que é nacional. Por isso no Barroco existem duas linhas:
A) Que deriva do catolicismo contra-reformista reflete na inquisição do terror religioso e Político.
B) A que reflete o triunfo do protestantismo reformista e a emergência de uma buguersia capitalista bem articulada e forte, como aconteceu na Inglaterra e na Holanda.
• Feísmo: dentro dessa característica, pode-se dizer que o equilíbrio clássico foi rompido, e ao mesmo tempo se opondo à simetria, harmonia, elegância dos clássicos. O barroco tem preferência pelos aspectos sangrentos, dolorosos e cruéis, ou seja, ocorre uma atração pelo belo horrendo, ou seja, pelo espetáculo clássico, acabando com as imagens por causa do exagero.
• Fusionismo: todos os artistas barrocos expõem os contrários, querendo assim incluí-los no meio de analogias sensoriais, de imagens, de metáforas, que mostram a unidade, a identidade, se valendo do jogo do jogo de oposições e contrastes.
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