Respostas
Os seres vivos possuem um ciclo de vida, onde nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Além do ciclo de vida, há o ciclo da cadeia alimentar.
A cadeia alimentar, também conhecida como cadeia trófica, é um ciclo pelo qual os animais passam que surge no produtor e terminar no decompositor, passando pelos níveis tróficos. Neste último nível, os decompositores reciclam a matéria orgânica, iniciando o ciclo outra vez.
Para que haja um equilíbrio ecológico é preciso haver a interação das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o meio ambiente.
A cadeia alimentar é composta pelos produtores, consumidores e decompositores. Veja um pouco mais sobre cada um deles a seguir:
Produtores: estes são organismos autótrofos clorofilados, ou seja, aqueles que produzem o próprio alimento através do processo de fotossíntese. Eles estão presentes em todas as cadeias alimentares e transformam a energia solar em energia química. Esta é a única forma de entrada de energia em um ecossistema.Consumidores: estes podem ser classificados ainda como consumidores primários, secundários ou terciários. Se alimentam dos produtores (os primários) ou de outros consumidores (os secundários e terciários).
Decompositores: estes são responsáveis por rciclar a matéria orgânica, decompondo-a e degradando-a em matéria inorgânica. Essa matéria é reaproveitada pelos produtores e dá continuidade ao ciclo.
Fazem parte os micro-organismos, como fungos e bactérias.
Resposta:
Componentes da cadeia alimentar
Produtor , Consumidor primário ,Consumidor secundário, Consumidor terciário , Decompositores
Explicação:Componentes da cadeia alimentar
A cadeia alimentar é dividida em níveis tróficos, que apresentam três ramificações principais: produtores, consumidores e decompositores. O processo é um dos ciclos que acontecem no meio ambiente, e suas relações ajudam a equilibrar o ecossistema.
Por esse motivo, todas as espécies são muito importantes para cada um dos estágios. Se um consumidor secundário for extinto, por exemplo, seus consumidores terciários serão influenciados, causando o desequilíbrio de todas as relações existentes na cadeia.
Entenda melhor sobre cada um dos componentes a seguir.
Produtor
Os produtores são seres autótrofos que estão no primeiro nível trófico da cadeia alimentar. Esses organismos são capazes de produzir seu próprio alimento. Um exemplo são as plantas, que utilizam a luz do sol e os nutrientes do solo para se alimentarem. Com isso, elas obtêm energia suficiente para sobreviver de maneira autossuficiente.
Os indivíduos produtores produzem a própria energia por meio da fotossíntese ou da quimiossíntese. Além das plantas, as cianófitas (algas azuis e verdes) e algumas bactérias também estão no primeiro nível trófico.
Consumidor primário
Os consumidores são definidos como seres heterótrofos. Isso significa que eles não são capazes de produzir o próprio alimento. Para ter energia, esses organismos precisam se alimentar de outros seres vivos. Essa classificação abrange todos os animais.
No caso dos primários, são indivíduos que se alimentam total ou majoritariamente dos produtores. Esses animais iniciam o ciclo da cadeia alimentar e são classificados como herbívoros ou onívoros. Alguns exemplos são o coelho, a girafa e o cavalo.
Consumidor secundário
Os consumidores secundários são carnívoros e têm uma alimentação baseada no consumo de animais consumidores primários. Eles obtêm sua energia por meio de outros indivíduos que, por sua vez, consomem os produtores. Em algumas cadeias alimentares os seres humanos são classificados nesse nível trófico, pois se alimentam de carne suína ou bovina, por exemplo.Consumidor terciário
Os consumidores terciários estão no último nível dessa categoria, pois, seguindo a lógica, se alimentam dos consumidores secundários.
Decompositores
A cadeia alimentar apresenta, ainda, outros seres vivos: os decompositores. Como o próprio nome sugere, esses organismos são responsáveis por decompor outros indivíduos após o seu ciclo de vida.
Apesar de fazerem parte da última etapa do ciclo alimentar, essas espécies são capazes de decompor qualquer matéria orgânica, independentemente do nível trófico. Fungos, bactérias e alguns protozoários são os principais decompositores do meio ambiente.