• Matéria: Português
  • Autor: caarollgomes
  • Perguntado 8 anos atrás


UFPE - adaptada) Leia os textos a seguir. Nesses versos, o lirismo barroco, em Gregório de Matos, e o romântico, em Castro Alves, apresentam tanto pontos de divergência quanto de convergência, apesar de pertencerem a movimentos literários diferentes, distanciados por séculos. Com relação aos pontos de convergência, é correto citar

Nesses versos, o lirismo barroco, em Gregório de Matos, e o romântico, em Castro Alves, apresentam tanto pontos de divergência quanto de convergência, apesar de pertencerem a movimentos literários diferentes, distanciados por séculos.

Com relação aos pontos de convergência, é correto citar 

Escolha uma:a. o tema do carpe diem, por fazer referência ao aproveitamento da vida e da beleza, na sua brevidade; esse tema aparece em ambos como uma reflexão a respeito da transitoriedade das coisas. b. a descrição, em ambos os poemas, das mulheres como figuras contraditórias, simultaneamente angelicais e demoníacas. c. as relações amorosas, por serem apresentadas de uma maneira sensual e ardente. d. a visão do amor, fundamentada na religiosidade contrarreformista, que elimina a expressão do amor físico, sublimando o sentimento. e. a utilização do discurso direto, pelos poetas, para descreverem suas amadas, recorrendo a metáforas alusivas a elementos da natureza.

Respostas

respondido por: Giuliane6
5
Olá! Bom vamos lá!

Mesmo sem ler os poemas é possível saber que a semelhança entre os dois poetas seriam as inspirações nas musas. E eles fazem as alusões e descrições a natureza se referindo a elas ou não, ou seja resposta correta letra E.

Isso é possível perceber porque a descrição das "amadas" nos poemas dos autores é feita de uma forma diferenciada, eles utilizam bastante elementos da natureza, como por exemplo, lua, flor, mar, enfim, tanto para se referir a amada como para simplesmente citar algum fato relacionado a ela.

Espero ter ajudado!
Perguntas similares