• Matéria: Português
  • Autor: silviaAndrade23
  • Perguntado 8 anos atrás

Durante os últimos anos, a crítica ao ensino da língua portuguesa centrado em tópicos de gramática escolar e as alternativas teóricas apresentadas pelos estudos linguísticos, principalmente no que se refere à consciência dos fenômenos enunciativos e à análise tipológica dos textos, permitiram uma visão muito mais funcional da língua, o que provocou alterações nas práticas escolares, representando, em alguns casos, o abandono do tratamento dos aspectos gramaticais e da reflexão sistemática sobre aspectos discursivos do funcionamento da linguagem. Para ampliar a competência discursiva dos alunos, no entanto, a criação de contextos efetivos de uso da linguagem é condição necessária, porém não suficiente, sobretudo no que se refere ao domínio pleno da modalidade escrita.

A partir do excerto retirado dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), podemos entender que:

Escolha uma:
a.
Os gêneros textuais, assim como a gramática, são extremamente relevantes e necessários na constituição de aprendizagens envolvendo a língua.

b.
Os estudiosos da Língua Portuguesa indicam que o ensino da gramática deve ser substituído pelo trabalho com gêneros textuais.

c.
Os gêneros textuais devem ser vivenciados na primeira etapa do ensino fundamental e a gramática deve ser objeto de estudo na segunda etapa.

d.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais, em última instância, indicam a renúncia dos aspectos envolvendo os contextos gramaticais.

e.
Para que os alunos dominem plenamente a língua escrita, devem primeiramente dominar as habilidades gramaticais.

Respostas

respondido por: Anônimo
30
Resposta Correta: Os gêneros textuais, assim como a gramática, são extremamente relevantes e necessários na constituição de aprendizagens envolvendo a língua
Perguntas similares