Maria percebeu uma oportunidade de mercado e abriu uma pequena mercearia no bairro onde mora. Ela vai a um desses supermercados que vendem em atacado comprar os materiais para depois vendê-los no seu empreendimento. Para colocar preço na mercadoria, ela observa os valores da compra dos materiais na nota fiscal recebida e calcula por quanto ela pode vender determinado item. Antes de disponibilizar os produtos nas prateleiras para que os clientes possam comprá-los, os materiais adquiridos por Maria ficam armazenados em um pequeno depósito. Este local é bem bagunçado e, vez por outra, ela não consegue encontrar os produtos que comprou por eles estarem amontoados. Também já ocorreu de o produto acabar no seu depósito sem ela ter percebido, pois não havia anotado o que tinha retirado deste.
E assim, a prateleira do seu pequeno negócio ficou mais uma vez vazia, fazendo com que o seu cliente não levasse para casa o produto que veio comprar.


Cansada de ver essas situações se repetindo, ela agora está pedindo a sua ajuda para auxiliá-la na organização do seu estoque. O que você recomendaria a Maria? Como ela poderia organizar o estoque do seu depósito de forma que estes problemas não aconteçam mais?

Respostas

respondido por: Matheusieti
5
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que: 


Em uma perspectiva de gestão, Maria deve investir na logística. Caso no seu estabelecimento existam outros funcionários, ela pode distribuir as funções de: 

- Armazenamento de estoque; 

- Logística de recebimento; 

- Limpeza geral do depósito

Deste modo, ela terá um maior controle dos produtos que entram e saem da sua sala, deixando a prateleira em um fluxo rotativo que permitirá um maior aproveitamento do capital de giro. 


Espero ter ajudado. 

Um abraço. 
Perguntas similares