Para impedir a contaminação microbiana do suprimento de água, deve-se eliminar as emissões de efluentes e, quando necessário, tratá-lo com desinfetante. O ácido hipocloroso (HClO), produzido pela reação entre cloro e água, é um dos compostos mais empregados como desinfetante. Contudo, ele não atua somente como oxidante, mas também como um ativo agente de cloração. A presença de matéria orgânica dissolvida no suprimento de água clorada pode levar à formação de clorofórmio (CHCl3) e outras espécies orgânicas cloradas tóxicas. SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. São Paulo: Pearson. 2009 (adaptado). Visando eliminar da água o clorofórmio e outras moléculas orgânicas, o tratamento adequado é a
Respostas
respondido por:
85
A separação por meio da densidade, o clorofórmio é mais denso que a água e tende ficar no fundo dos recipientes, retira-los com um funil de separação é um método bastante recomendado. Pode-se retirar clorofórmio a partir do adicionamento de óleo vegetal, o óleo não é solúvel em água mas é solúvel em gordura e óleos e esta mistura tende ficar na parte superior do recipiente.
respondido por:
4
A fim de se eliminar o clorofórmio e outras moléculas orgânicas da água, o tratamento mais adequado é a filtração.
Como funciona a filtração no suprimento de água?
Na filtração realizada em estações de tratamento de água, são utilizados filtros de carvão ativado, que atuam como agentes adsorventes.
Nesse processo, as impurezas ficam retidas no carvão, incluindo o clorofórmio e as outras substâncias orgânicas. O carvão, por sua vez, não altera a composição química da água e, por isso, já a deixa adequada para consumo.
Aprenda mais sobre o tratamento de água em: https://brainly.com.br/tarefa/42288945
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás