• Matéria: Artes
  • Autor: iajacog14
  • Perguntado 9 anos atrás

Anne Cambier, a partir de análise de desenhos de diversos locais do mundo, no livro 'Le Dessin de l'enfant' de 1990, faz a seguinte citação na página 80:
"O grafismo da criança a principio "uma semântica aberta” (...) onde cada signo combina-se a outro de maneira mais complexa. Esta semântica confirma obviamente a pessoa, a sua individualidade, além de um saber coletivo, legado de uma convecção simbólica. Pode-se pensar que, como toda linguagem, o desenho infantil é marcado profundamente pelos fundamentos essenciais da cultura e reflete de maneira privilegiada muitos valores que subjazem à comunicação social. Para além da dimensão biológica, a elaboração dos signos e suas montagens são índices de socialização, e de integração cultural: desenhar para a criança é aprender a utilizar símbolos e ter que manejar as relações ou as regras que vinculam significados aos significantes no seu ambiente.”
É verdadeiro a respeito da ideia da autora dizer:
Escolha uma:
a.
Cada criança se exprime graficamente de maneira diferente, entretanto a autora não exclui a existência de regras e signos universais.
b. O desenho infantil não tem valor estético.
c.
Cada criança se exprime graficamente de maneira diferente, excluindo signos universais.
d.
Toda e qualquer sociedade se exprime graficamente de maneira igual, pois os signos são universais.

Respostas

respondido por: iuskawolski
50
a resposta correta é A. Mas pra saber isso vc podia só ter lido a pergunta,né?
Perguntas similares