Um consultor canadense, Michael Markieta, desenvolveu um sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo que recria o mapa-múndi, como mostra a imagem. Atualmente, há 58 mil rotas aéreas cruzando os céus nos cinco continentes. Na imagem revelada por Markieta, não causa surpresa o fato de que os pontos mais densos aparecem em áreas onde muitas rotas seguem o mesmo trajeto e têm como destino as maiores cidades do mundo.
(Adaptado de vegakosmonaut.blogspot.com.br, 11/06/2013).
Nessa representação das rotas do transporte aéreo comercial, o mapa ilustra a seguinte mudança na geopolítica internacional contemporânea:
(A) aculturação de áreas periféricas
(B) metropolização de regiões rurais
(C) globalização de países desenvolvidos
(D) conurbação de aglomerações populacionais
Anexos:
Respostas
respondido por:
115
Os fluxos aéreos são concentrados no hemisfério norte, entre os países desenvolvidos, um retrato do avanço do processo de globalização sobre o espaço mundial.
respondido por:
323
Olá,
No sistema desenvolvido pelo canadense podemos verificar o sistema de visualização das rotas de tráfego aéreo ao redor do globo, sendo que nele concentram-se predominantemente no hemisfério norte, onde estão os países mais desenvolvidos do mundo.
Desse modo, podemos apontar que a mudança na geopolítica internacional contemporânea é a globalização de países desenvolvidos. A concentração da locomoção está entre os países do hemisfério norte, ou seja, aqueles de economia desenvolvida.
Letra C.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás