• Matéria: História
  • Autor: Anicarolini7926
  • Perguntado 8 anos atrás

O problema habitacional na cidade do Rio de Janeiro é antigo, com alguns de seus efeitos mantendo-se há mais de um século, como o tipo de moradia popular retratado nas imagens.
Uma causa econômica e um resultado socioespacial, associados diretamente à expansão desse tipo de moradia ao longo do século XX, são:

(A) mercantilização do solo urbano − segregação
(B) fortalecimento do comércio informal − verticalização
(C) crescimento do trabalho assalariado − suburbanização
(D) redução do financiamento habitacional − periferização

Anexos:

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
59
A ampliação de comunidades populares, como as favelas das cidades capitalistas, é consequência direta do processo de mercantilização do solo urbano, em especial no contexto de sociedades com grandes desigualdades sociais e que foram submetidas a processos de urbanização bastante acelerados.

Essa foi a situação vivida pelas grandes metrópoles do Brasil durante a segunda metade do século XX, especialmente o Rio de Janeiro.

Existe, portanto, uma associação entre o crescimento exageradamente acelerado das populações de baixa renda com a incapacidade do Estado e da iniciativa privada de dar provimento à cidade, com infraestrutura e moradias adequadas.

Essa situação acarreta o encarecimento do solo urbano, tornando-o inacessível para a maioria da população. Em consequência disso,há o aprofundamento da segregação urbana, por conta da desigualdade de classes.
respondido por: FabioJunior33
1

Resposta: (A) mercantilização do solo urbano - segregação

Perguntas similares