• Matéria: História
  • Autor: biancadesantana6049
  • Perguntado 8 anos atrás

Em 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados do Brasil rejeitou a Emenda Constitucional que propunha o restabelecimento das eleições diretas para a presidência da República. Durante quase nove meses, situação e oposição realizaram articulações políticas, visando à escolha do novo presidente. Em 15 de janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil por um Colégio Eleitoral.

a) Explique em que consistia esse Colégio Eleitoral e como ele era composto.

b) Identifique e caracterize a articulação política vitoriosa na eleição presidencial de 1985.

Respostas

respondido por: sabrinasilveira78
11
a) O chamado "Colégio Eleitoral" era um conjunto de representantes do país, com a responsabilidade de eleger o presidente da República, através do voto indireto.

O Colégio Eleitoral era composto por membros do Congresso Nacional - senadores e deputados federais, como também por um número limitado de deputados estaduais, que eram indicados pelas suas Assembleias Legislativas.


b) Chamada de "Aliança Democrática", a articulação política vitoriosa de 1985 teve Tancredo Neves como candidato à presidência.

Formada por partidos de oposição, com exceção do Partido dos Trabalhadores (PT), que preferiu se abster; bem como por uma parte dissidente do partido governista (chamada "Frente Liberal"), esta aliança conseguiu agregar o deputado José Sarney como candidato à vice-presidência nesta chapa oposicionista.
Perguntas similares