A primeira iniciativa, no Brasil, de formar o professor primário em nível universitário se deu com a Escola de Educação da Universidade do Distrito Federal, em 1935. Liderada pelo intelectual Anísio Teixeira, esta iniciativa contribuiu na configuração do perfil e da carreira do educador, com a definição de um espaço de atuação profissional precisamente identificado.
Contudo, para que esta formação docente obtivesse resultados positivos, era preciso:
A) dispensar o exercício científico na ação educativa a partir da perspectiva da organização da escola.
B) construir conhecimentos educacionais independentes das demais Ciências Humanas.
C) conceber a atividade educativa somente como prática ascética.
D) definir a educação como arte prática e instrumento de análise das Ciências Sociais.
Respostas
D) definir a educação como arte prática e instrumento de análise das Ciências Sociais.
Olá!
A alternativa D está correta.
A construção do conhecimento parte da formação humanizadora e crítica do aluno, o que pode ser um aprofundamento da questão utilizando como base a formação das BNCC anos a frente.
Podemos notar que as bases nacionais na educação infantil são utilizadas como um mecanismo de mensuração das atividades e da forma como a educação deve ser colocada em prática.
Dentre as 10 competências da base, a empatia e a cooperação explicam o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes na educação infantil venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, o que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.
Valeu!