O Ministério da Saúde elaborou uma nova ferramenta para projetar os casos de dengue no próximo ano e encontrou um cenário alarmante: 19 Estados estão com risco alto ou muito alto de epidemia da doença em 2011. Além de mostrar que 70,3% da população do País moram em regiões com possibilidade de surto por infestação do mosquito Aedes aegypt – transmissor da dengue – o mapeamento indica que em outros cinco Estados e no Distrito Federal a situação de risco de contaminação é moderada. Só estão fora da zona de perigo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, que historicamente têm apresentado situação controlada de transmissão de casos (veja abaixo). Após a análise, o governo federal decidiu antecipar em 45 dias a mobilização nacional de combate à infecção. Normalmente, os Estados e municípios são convocados em novembro, já que o verão costuma ser a época de maior incidência de contaminações pelo Aedes. Segundo o Ministro da Saúde, José Gomes Temporão, o inverno com dias quentes, as chuvas mais intensas e a expectativa de aumento para 2011 anteciparam as ações, que incluem repasse de verba de R$ 1 bilhão para ações de prevenção.
O TEXTO TEM A FINALIDADE DE?
A- SOMENTE OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA NÃO CORRE SURTO DE RISCO DE DENGUE
B- TODOS OS ESTADOS BRASILEIRO CORREM O RISCO DO SURTO DE DENGUE
C-SOMENTE OS ESTADOS DO RIO GRANDE DO SUL E SANTA CATARINA CORREM O DE RISCO DE SURTO DE DENGUE
D-SOMENTE OS ESTADOS DO RIO DE JANEIRO E DISTRITO FEDERAL NÃO CORREM O RISCO DE SURTO
E- NENHUMA DAS ALTERNATIVAS
Respostas
respondido por:
1
Oi, amigo(a)!
De acordo com o final do texto, podemos verificar que o governo federal liberou um repasse de mais de R$ 1 bi (bilhão de reais) com o objetivo de prevenir os casos de dengue no país para o ano de 2011 . Em nenhum momento do texto, podemos identificar algum estado brasileiro esteja imune aos casos de dengue.
No texto, é possível verificar que, historicamente, apenas os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul não possuem surtos de dengue (há o controle dos casos de transmissão da doença).
Gabarito:
"E- NENHUMA DAS ALTERNATIVAS".
Até a próxima!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás