O entendimento do corpo como força de trabalho desatrelado do espírito e da alma, com suas possibilidades consideradas sublimes, tornou o ser humano integralmente escravo de um sistema produtivo. Esta escravidão por completo evidencia o caráter de unicidade do ser humano, pois se pela exploração e alienação o corpo adquiriu significado de máquina, a própria mente, considerada parte separada do corpo, alienou-se da mesma forma, produzindo ideias para sustentar o capitalismo. O que até então caracterizava-se pela escravidão do corpo, determinou a escravidão da mente, sem tréguas, em um constante produzir, ou no que denominaria de “ócio criativo”. De acordo com o exposto, assinale a alternativa que corresponde à busca da liberdade e autonomia.
I. Nosso senso crítico deve estar atento para todas as dimensões do humano.
II. O questionamento sobre a busca pela liberdade, autonomia ou ressignificação corporal está explícita na própria luta pela vida.
III. A luta de todos nós deve ser uma luta por mais vida, uma luta dos corpos por sua libertação.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Correta I. Nosso senso crítico deve estar atento para todas as dimensões do humano.
Correta II. A luta de todos nós deve ser uma luta por mais vida, uma luta dos corpos por sua libertação.
Correta III. O questionamento sobre a busca pela liberdade, autonomia ou ressignificação corporal está explícita na própria luta pela vida.
Pag 119 do material de estudo
Olá!!
A resposta correta são as alternativas I, II e III.
Bom, segundo a filosofia o individuo precisa ter seu senso critico ligado para todos os âmbitos da sua vida pois a razão deve estar presente na suas atitudes, para analisar melhor as questões que o cerca.
Assim surge o questionamento sobre o que é a vida e a liberdade que todos almejam alcançar, quais meios serão utilizados para conquistá-la e o que ela significa para sua vida, já que está lutando pela mesma. Por fim as repostas serão diferentes para cada tipo de individuo.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!