Mesmo depois da independência, a educação brasileira não sofreu grandes avanços na integração da população de baixa renda, a escravidão permaneceu. A elitização da educação foi uma característica da política educacional do Império. As universidades e faculdades se proliferaram. A formação da elite para o comando da economia e do Estado se tornou uma prioridade. Sobre a educação no Império, entre a independência (1822) e a proclamação da república (1889), julgue as afirmativas abaixo. I. A educação no Império (1822-1889) não conseguiu fugir das heranças coloniais. A sociedade escravocrata determinou um ambiente desfavorável a uma educação básica eficiente. II. A educação básica foi marcada pela proliferação de escolas por todo o país. Mesmo com um grande número de instituições, a população não se interessou pela formação. III. O Colégio Dom Pedro II foi uma das escolas mais importantes do Império. Feita para ser o modelo educacional médio do país, ela não se reproduziu. Sua eficiência se dava pela preocupação direta do Imperador com seu funcionamento. IV. A escravidão foi um limite para o desenvolvimento de uma política educacional eficiente. Ligado a essa questão, estava a política educacional que se manteve como retórica. Está correto apenas o que se afirma em: ALTERNATIVAS I, II e III. I, II e IV. II, III e IV. I, III e IV. I, II, III e IV.]
Respostas
Resposta correta: I, III e IV estão corretas.
Podemos chegar à esta resposta ao analisarmos cada afirmação e entendermos porque cada uma possivelmente está certa e o que torna uma afirmação falsa. Começando pela primeira, ela está verdadeira porque, como pode ser interpretado do trecho do enunciado, a elite continua sendo a única a de fato ter acesso à educação, principalmente com as heranças coloniais e a ignorância para outros que desejavam aprender pelo não conhecimento de o que se tratava a aprendizagem acadêmica.
A segunda afirmação está falsa porque não houve exatamente uma proliferação de escolas que foi marcado pelo interesse, na verdade, na maioria do tempo essas coisas foram feitas levando em consideração o desinteresse do povo, que já tinha um ambiente desfavorável para a aprendizagem. A terceira afirmação está correta porque este colégio foi exemplar para um modelo pedagógico que não foi consagrado nas demais escolas. A quarta e última afirmação está correta porque pensando num aspecto geral da educação da população, a escravidão ocupou muitas pessoas que depois viraram “cidadãs”.