Nas instituições hospitalares, são observadas nos pacientes reações emocionais, tanto decorrentes do quadro de adoecimento quanto do processo de hospitalização. Os principais autores da área apontam que alguns locais do hospital são por si só desencadeadores de quadros ou reações psicológicas.
Apresente, em linhas gerais, as principais características de ao menos dois ambientes hospitalares (UTI, enfermaria, ambulatório ou pronto-socorro) e as principais reações psicológicas descritas neste local.
Respostas
respondido por:
8
Historicamente o ambiente hospitalar tem sido associado à dor e sofrimento, tornando os aspectos psicológicos associados a esses sentimentos de difícil aceitação.
Tanto ambientes como o Pronto-Socorro, dada à imprevisibilidade do local, como as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), evidenciam os aspectos psicológicos associados ao adoecimento.
Seja entre doentes ou familiares, o sofrimento decorrente do adoecimento torna difícil a assimilação de enfermidades.
Assim, a intervenção psicológica em ambientes hospitalares é essencial para o controle emocional de doentes e familiares, uma vez que a instabilidade emocional comumente observada em ambientes de emergência ou terapia intensiva influenciam significativamente o processo saúde-doença.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás