• Matéria: Direito
  • Autor: romulomr5oyp7su
  • Perguntado 8 anos atrás

O olhar retrospectivo das sociedades e dos respectivos direitos que elaboraram acaba por suscitar – por motivos de diversas ordens – falta de isonomia entre as pessoas. A desigualdade na sociedade romana exemplifica esse cenário de conturbação e de conflitos em diversos momentos. Assim, ao materializar a chamada Lei das XII Tábuas o Império Romano proporcionou:
Escolha uma:
a.
A troca do sistema escravagista romano pelo mercantilista
b.
A maior isonomia entre patrícios e plebeus.
c.
A consolidação da ascensão ao poder pelos plebeus.
d.
O desenvolvimento fabril da aristocracia patrícia.
e.
O acesso dos asiáticos ao mercado romano.

Respostas

respondido por: adriano2santos
2
Olá!

A alternativa correta a ser marcada é a alternativa b) a maior isonomia entre patrícios e plebeus.

A Lei das XII Tábuas representa um marco na história do direito ocidental ao codificar de forma escrita as práticas e normas da sociedade romana antiga. 

A existência de um conflito entre patrícios e plebeus gerava diversos embates diretos e reações sociais violentas. Para dirimir a situação, os patrícios buscaram modificar práticas sociais romanas e codificar as mesmas em formato de lei. Assim surge a Lei das XII Tábuas.

A maior conquista dos plebeus no processo foi a extinção da escravidão por dívida, o principal motivo de escravidão dos plebeus dentro da sociedade romana. Assim, passa a existir uma maior isonomia entre as classes, ainda que a sociedade se mostrasse desigual.
Perguntas similares