“O Programa de Preservação do Patrimônio Histórico Urbano – Monumenta renovou a forma de reabilitar os núcleos históricos no país, enfatizando intervenções em espaços públicos e imóveis privados, com importantes desdobramentos na formulação de uma política nacional de preservação articulada com o desenvolvimento urbano, econômico e social. O programa, que começou a ser pensado em 1995, foi proposto pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), baseado em sua primeira experiência de apoio à reabilitação de centros históricos, que ocorreu em Quito, depois do terremoto que atingiu a cidade em 1987. Sua concepção inicial está marcada por uma visão voltada para a sustentabilidade da preservação do patrimônio histórico e artístico nos núcleos urbanos sob proteção federal, buscando, para isto, uma articulação com o desenvolvimento de atividades econômicas, especialmente o turismo, que pudessem gerar recursos para garantir a manutenção do patrimônio. A partir de 2003, sem se afastar de sua concepção original, mas flexibilizando algumas normas, o programa articulou-se com maior clareza às demais políticas públicas do governo federal, o que abriu perspectivas mais amplas para suas intervenções”
(BONDUKI, 2010, P.22)
Sobre esse processo de retomada dos antigos centros históricos e de áreas abandonadas, é correto afirmar que
Escolha uma:
a. As políticas públicas de requalificação urbana incorporaram técnicas do city marketing, que se refere à cenarização para embelezamento rápido.
b. As políticas públicas de requalificação urbana atuais incorporaram as premissas da Conservação Integrada, que se refere à cenarização para o embelezamento urbano.
c. As estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrificação, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores antigos.
d. Nos projetos urbanos de intervenção pontal concentrada, altos recursos são investidos em algumas estruturas ou edificações, dotados de visibilidade midiática, para criação de habitações coletivas.
e. A produção de projetos urbanos e arquitetônicos assinados por grandes arquitetos como estratégia de revitalização de áreas urbanas históricas se baseia no resgate das funções originais destes sítios e edifícios.
Respostas
respondido por:
65
c. As estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrificação, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores antigos.
respondido por:
13
As estratégias públicas de requalificação de centros históricos levam a um processo de gentrificação, que muitas vezes provoca a expulsão dos moradores antigos. Corrigido pelo AVA.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás