Considerando a afirmação presente no artigo XXVII da declaração universal dos direitos humanos de que "toda pessoa tem direito de participar livremente da vida cultural da comunidade de fruir as artes e de participar do processo cientifico e de seus beneficios ", comnte os impedimentos para qu esse direito se apresente de forma generalizada para todos os brasileiros
Respostas
O relatório trazia diversas informações sobre a educação, sobretudo a fundamental e média, nas mais diversas regiões do mundo. Era o documento mais completo sobre educação elaborado até então. Nele a educação foi radiografada e a partir daí demonstradas as valas educacionais, não somente nos países em desenvolvimento (ou se preferirem no Terceiro Mundo) mas também nas regiões mais ricas do planeta, e os caminhos a se seguir. Refletiu-se sobre os desafios educacionais para o novo século, ou seja, como resolver equações produzidas pelo desenvolvimento desigual das habilidades humanas, dos grupos sociais, das regiões, etc. Talvez a maior dificuldade enfrentada pelos membros da comissão, educadores das mais variadas regiões do planeta e especialista em política educacional, tenha sido a de, apesar das disparidades entre os países estudados, elaborar um relatório que contivesse propostas globais e apontasse demandas igualmente comuns. Algumas das conclusões são de extremo interesse e vale arrola-las.
Olá!
No Brasil vários fatores causam o impedimento para que se possa livremente participar da vida cultural da comunidade, fruindo das artes e participando do processo científico. Entre estes fatores podemos apontar principalmente a desigualdade social.
A desigualdade social limita o acesso aos elementos que não oneram, assim, teatro, livros, cinema e universidade são, por vezes, inacessíveis para uma grande parcela da população que, mesmo que procure se deslocar para locais gratuitos, tem de lidar com os custos do transporte.