Respostas
Conta que a moça era muito bela, tinha trinta anos, rica, morava com o tio e era a mais cobiçada por todos os homens, mas não era seu desejo casar-se. O Conselheiro tinha um grande amigo, João Nóbrega, eram ambos muito próximos de Quintília, mas nunca pensaram em namorá-la, até o narrador ouvir várias pessoas vangloriarem-na. Os dois fazem uma aposta de quem fica com a mulher, e acabam se apaixonando por ela.
Os amigos ficam brigados, enganando um outro e afastados, culminando no fim da amizade. João definha e acaba morrendo, deixando o protagonista e os pretendentes na briga pela conquista de Quintília. O Conselheiro morria de ciúmes por ela, e não controlava seus sentimentos, embora, segundo ele, ela a preferia dentre todos os homens.
O pai do Conselheiro morre e Quintília o consola. Tempos depois o tio dela morre, e o narrador vê isso como um convite matrimonial. Ele a pede em casamento, e ela recusa, dizendo que quer apenas amizade, deixando o Conselheiro arrependido, aborrecido e afastado dela. A moça o envia uma carta pedindo o reatamento da amizade e prometendo não se casar com ninguém mais. Os dois ficam próximos novamente e mais íntimos, mas Quintília acaba adoecendo. Dois dias antes da morte dela, os dois se casam. O Conselheiro conta que a única vez que se abraçaram foi com ela morta.
O conto traz uma profunda análise psicológica do homem, como é comum em estórias de Machado de Assis. Através de um grande realismo o autor mostra várias características humanas, como o ciúme e a paixão que o Conselheiro tinha por Quintília e a cobiça que ele e o amigo tinham por ela. O conto apresenta um pouco de romantismo, como o final onde o protagonista abraça a amada já morta e algumas dualidades como o divino e o terreno. É um dos melhores contos do autor e proporciona uma ótima leitura.
O conto “A Desejada das Gentes” é uma obra de Machado de Assis, que se passa no Rio de janeiro. Ela tem como característica a crítica a sociedade burguesa do rio de janeiro. Apresenta uma narrativa com discurso direto e aborda temas como ciúmes , vaidade e cobiça de forma irônica e realista.
Gênero Textual - Conto
O gênero textual "conto"é caracterizado por ser um texto curto e com enredo estruturado apresentando começo, meio e fim. Por conta da sua estrutura no enredo estão presentes elementos como personagens, tempo, espaço, local e data.
O conto pode apresentar vários temas, dessa forma temos:
- conto de ficção científica
- conto infantil e juvenil
- conto de fadas
- contos fantásticos
Em um conto sempre vamos observar uma situação inicial que se desenvolve pode ou não apresentar conflitos, chega ao clímax e termina com o desfecho da situação. E é apresentado por um narrador.
Assim podemos concluir que o gênero textual conto são histórias curtas bem estruturadas com começo, meio e fim.
Aprenda um pouco mais sobre o gênero textual conto aqui: brainly.com.br/tarefa/38715864
#SPJ2