Os trabalhos científicos/acadêmicos, tais como artigos, dissertações e teses, requerem embasamento teórico de diversas fontes. Esse embasamento, dentre outras maneiras, apresenta-se nas discussões desses trabalhos, por meio de citações diretas e indiretas. Para respeitar o trabalho autoral dessas fontes, o pesquisador/aluno precisa referenciá-los junto às citações e ainda trazer a referência completa das obras citadas, lá no final de seu trabalho. Sobre citações e referências, assinale (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
I) A referência seguinte está de acordo com as normas da ABNT:
URBANO, Hudinilson. Oralidade na literatura: o caso Rubem Fonseca. São Paulo: Cortez, 2000.
II) A referência seguinte está de acordo com as normas da ABNT:
AGUIAR, Vera Teixeira de. et al. Era uma vez... na escola: formando educadores para formar leitores. Formato Editorial, 2001.
III) Todos os livros consultados para escrever um trabalho científico precisam aparecer nas referências finais, tendo eles sido citados, ou não, no corpo do texto.
IV) A citação direta é a transcrição literal extraída do texto consultado. A citação abaixo segue as normas da ABNT, quanto à referência do autor e quanto à forma de destacar as palavras do autor citado:
Os textos apresentam uma conectabilidade que não se restringe à formação textual. Para Iser (1979, p. 109), “Quando os vazios rompem com as conexões entre os segmentos de um texto, a plena eclosão deste processo se dá na imaginação do leitor”.
É verdadeiro o que se afirma em
ALTERNATIVAS
I e II.
I e IV.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Respostas
Em trabalhos científicos, temos algumas características que inferem apenas os itens l e lV, se tratando sobre a citação direta e referência nos artigos, de acordo com a ABNT. Sendo assim, a alternativa B está correta.
Formatar trabalhos acadêmicos em instituições de ensino para conclusão de disciplinas, como TCCs. é padronizar textos científicos e especificar regras que podem ser alteráveis caso haja necessidade. é a determinação de padronização e soluções, para trazer um molde a itens repetitivos.
Quando houver citação direta de outro texto distinto, identifica-se como uma intertextualidade.
Pode-se afirmar que, durante a narrativa do discurso indireto na intertextualidade, as falas de todos os personagens são realizadas pelo próprio narrador.
Os discursos dos personagens neste tipo de narrativa não são expressadas em sua forma original, pois o narrador se expressa por eles. Diferente do discurso direto, onde a voz do personagem é inserida no texto, sem a interferência do narrador.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/24871644