• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dayannileite
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia a citação abaixo: " A infância é um artefato social e histórico, não uma simples entidade biológica". (Steinberg & Kincheloe, 2001, p.34) Levando em consideração seus estudos das 1ª e 2ª quinzenas na disciplina Fundamentos da Educação, escreva um texto de aproximadamente 15 linhas, explicando as ideias que revelam sobre a concepção de infância.

Respostas

respondido por: Kfranco23
19
O fato de considerar a infância como "simples entidade biológica" remete ao período em que essa fase era explicada por leis universais, ou seja, de modo hegemônico, como se todas as crianças pudessem ser entendidas numa análise fixa, sem considerar os fatores culturais e sociais. 

O desenvolvimento infantil não pode ser explicado dessa forma. De acordo com estudos posteriores, uma criança se difere da outra por questões que estão acima de uma concepção naturalista. Do mesmo modo, não há como estabelecer um padrão de criança. Cada criança é um ser único por razões sociais, históricas, econômicas e culturais.

A história da humanidade comprova que a concepção de infância pode ser entendida pelo contexto de época, o que refuta essa possibilidade de criança como imutável. Alguns fatores precisam ser considerados, como a visão de família que vem mudando com o decorrer do tempo. Isso tem alterado significantemente a infância: passou a ser considerado natural a convivência com pais separados, por exemplo.
Perguntas similares