• Matéria: História
  • Autor: dudinhah123
  • Perguntado 9 anos atrás

por que o movimento negro recusou a data ate entao oficial e lutou pelo reconhecimento do dia 20 de novembro?

Respostas

respondido por: DaltonJr23
27
A lei N.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate das contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país. A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares. Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888.

DaltonJr23: espero ter ajudado!
respondido por: vidinharego
13

A data de 13 de maio foi estabelecida como uma data festiva, pois foi em 13 de maio de 1888 que foi assinada a lei Áurea, que libertou os escravos no Brasil.

Os movimentos de resistência da cultura negra acredita que essa data não representa de fato a luta pelo reconhecimento e igualdade das pessoas negras, pois a abolição da escravatura foi uma ação politica e não relacionada as lutas que os negros travavam pela sua liberdade desde os primórdios.

No dia 13 de maio de 1971, o Grupo Palmares, de Porto Alegre, encabeçou uma manifestação em homenagem a Zumbi dos Palmares, que foi assassinado no dia 20 de novembro de 1695.

O movimento então propôs que o dia 20 de novembro fosse estabelecido como o dia da consciência negra, alegando que a data é muito mais representativa e significativa para a população negra, uma vez que Zumbi é um símbolo da luta pela liberdade.

A partir daí os movimentos negros passaram a celebrar sua cultura nesse dia, mas oficialmente o dia 13 de maio persistiu até 10 de novembro de 2011, quando o 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela Lei nº 12.519.

Anexos:
Perguntas similares