• Matéria: Pedagogia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 8 anos atrás

Quais as principais características da educação brasileira a partir de meados do século XIX?
A partir de meados do século XIX, portanto, o modelo hierarquizado e autoritário de educação que caracterizou as instituições escolares até então passou a ser questionado por educadores como Maria Montessori, na Europa, e John Dewey, nos Estados Unidos. Impulsionados pelo desenvolvimento dos estudos de psicologia sobre aprendizagem e desenvolvimento humano, e com críticas a pedagogia tradicional e a forma como os conteúdos curriculares eram impostos aos alunos, esses e outros educadores passaram a reivindicar a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem. Desta forma e como mencionado anteriormente, essas propostas resgataram princípios atenienses de educação ao valorizar a experiência anterior do aluno e seus conhecimentos prévios à aprendizagem escolar.

Respostas

respondido por: Matheusieti
7
Boa tarde!

Com base no enunciado acima, podemos compreender que:

Partindo de uma perspectiva histórica, a educação no Brasil hoje o sistema de ensino se divide em algumas fases, sendo: 

A educação infantil: Oferecida em creches e pré-escolas. 

A educação fundamental: ou ensino fundamental: Com 
nove séries nesse nível de educação.

O ensino médio: Com três anos nesse nível de educação; 

O ensino superior
O ensino superior no Brasil, como em muitas nações, pode ser dividido em ambos em licenciados e não licenciados trabalho.


Espero ter ajudado. 


Um abraço. 

JSims: Em meados do Séc. XIX a Educação brasileira sofria com os resquícios do domínio burguês em manter-se detentor do conhecimento enquanto a classe trabalhadora estavam condenados à mão de obra barata. Contudo, a mão de obra especializada se viu necessária para a ampliação dos lucros da burguesia, foi quando resolveram criar um novo Sistema de Educação, o qual não obteve sucesso, pois, não havia profissionais o suficiente para ensinar.
JSims: Mesmo D. Pedro II tendo instituído em 1859 o Ensino Nível Elementar e Superior, onde os alunos seria orientados pelo bacharéis formados a partir de 1837, os Jesuítas implementaram ensino privados seguidos por outras ordens religiosas que dominavam o sistema educacional. Mesmo com a República em 1889, o Brasil ficou a mercê de discussões políticas sobre o que se deve ensinar e o que não se deve ensinar, fato que atrasou ainda mais a evolução da educação no Brasil e reflete no sistema até hoje.
respondido por: Anônimo
0

Resposta:

A perspectiva histórica, a educação no Brasil hoje o sistema de ensino se divide em algumas fases, sendo: 

A educação infantil: Oferecida em creches e pré-escolas. 

A educação fundamental: ou ensino fundamental: Com nove séries nesse nível de educação.

O ensino médio: Com três anos nesse nível de educação; 

O ensino superior: O ensino superior no Brasil, como em muitas nações, pode ser dividido em ambos em licenciados e não licenciados trabalho.

Perguntas similares