• Matéria: História
  • Autor: rafaelanunesr13
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a importância do café para a economia brasileira nos séculos XIX e XX?

Respostas

respondido por: mateusfilipe
1
:  A economia baseada na produção e exportação do café é conhecida como o terceiro ciclo da economia colonial brasileira, depois do ciclo da cana-de-açucar no nordeste e o ouro na região das Minas Gerais. 
Assim como nos outros dois ciclos economicos posteriores, a economia gerada com o cefé redefinil a geografia brasileira. 
A expansão do setor cafeeiro no Brasil ocorre à partir de meados do século XIX com a decadência da mineração. Com os principais produtos da pauta de exportação do país apresentando declínio no mercado externo, a economia nacional atravessa um período de estagnação. Havia uma infra-estrutura subutilizada em função do declínio das atividades econômicas mencionadas - como instalações, transportes, comercialização, terras férteis e disponibilidade de um estoque de mão-de-obra escrava ociosa ou semi ociosa. Por outro lado, os fatores externos, como o aumento do consumo de café na Europa e nos Estados Unidos, e pelo lado da produção, a ruína dos principais produtores mundiais de café como Java (devido a uma praga) e Haiti (por levantes de escravos), contribuíram para transformar o Brasil no maior fornecedor de café do mercado mundial. 

ESPERO TER AJUDADO


rafaelanunesr13: Muito Obrigado !!!!
Perguntas similares