Segundo Giles (1983, p. 38), toda teoria educacional pressupõe uma teoria do conhecimento, teoria que nem sempre é explicitamente formulada. Cabe à filosofia da educação explicitar estas teorias mostrando sua incidência sobre as respectivas teorias educacionais. Diante do exposto, argumente entre 10 e 15 linhas, apresentando concepções reflexivas sobre a teoria inatista do conhecimento.
Me ajudem
Respostas
Para escrever uma reflexão sobre a teoria inatista do conhecimento é preciso considerar os seguintes aspectos:
Valorização dos fatores inatos associados ao ser humano, com ênfase nos aspectos atrelados à hereditariedade, ou seja, ao nascer a criança já carrega em sua herança genética suas aptidões, qualidades, habilidades e capacidades básicas.
Essa concepção pressupõe um tipo de ensino que não considera a interação como um fator que contribui para a aprendizagem. Pelo contrário, parte do princípio que o professor deve interferir o mínimo possível, reforçando as capacidades que o aluno já possui e aprimorando aquilo que é inato.
Nessa perspectiva a aplicação da teoria inatista valoriza o individual e não caminha no sentido de superação das diferenças entre indivíduos.