Com base nas premissas de Michael Porter e suas ferramentas analíticas para o ambiente competitivo, considere as seguintes afirmativas: I. O poder de negociação do cliente não influencia o desempenho das empresas. II. A concorrência acirrada não influencia negativamente o desempenho das empresas, pois possibilita as melhores ofertas para os clientes. III. A possibilidade de diversos fornecedores pode ser favorável para a empresa compradora. As afirmações são verdadeiras em: A Somente a afirmativa I. B Somente a afirmativa II. C Somente a afirmativa III. D As afirmativas I e II são verdadeiras. E As afirmativas II e III são verdadeiras.
Respostas
Olá!
Vamosa alembrar que a análise das cinco forças de Porter é um modelo que estabelece uma estrutura para analisar o nível de competição dentro de uma indústria, para poder desenvolver uma estratégia de negócios.
Essa análise deriva da respectiva articulação das 5 forças que determinam a intensidade da competição e da rivalidade em uma indústria e, portanto, em quão atrativa é essa indústria em relação às oportunidades de investimento e lucratividade.
As cinco forças de Porter incluem três forças de competição vertical:
- Ameaça de produtos substitutos
- Ameaça de novos entrantes ou concorrentes no setor
- Rivalidade entre concorrentes,
E duas forças de competência horizontal:
- O poder de negociação dos fornecedores,
- O poder de negociação dos clientes.
As afirmações são verdadeiras em:
A) Somente a afirmativa I: porque a negociação do cliente não influencia o desempenho das empresas., ou seja, as negociações influenciadas por empresários em seus proprios negócios mudam a sazonalidade, apenas altera seu empreendimento próprio.
Resposta:
Explicação:
Somente a afirmativa III.
Gabarito: (c) – Rota 1. Tema 4. Página 17.
De acordo com o modelo das cinco forças de Porter, quanto maior for o poder de negociação ou barganha dos clientes, mais desfavorável para a empresa que está sendo avaliada pelo viés competitivo. A intensidade da concorrência também é descrita como desfavorável pelo importante autor de estratégia de negócios.